Produção científica e acadêmica ganha espaço virtual de preservação
Repositório Institucional busca ampliação da visibilidade de pesquisadores e ressaltar o impacto das investigações
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) ganhou uma importante iniciativa para a preservação da memória intelectual dos seus pesquisadores: o Repositório Institucional (RIFS). O espaço virtual nasceu através da ação da Diretoria Geral de 糵s e vai possibilitar a pesquisa, a leitura e a transferência para o computador (download) de publicações, artigos de livros, dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso, patentes, marcas e software registrados que foram desenvolvidos dentro da instituição.
Salim Silva Souza, coordenador de recursos informacionais, explica que o R糵pretende aumentar a visibilidade e o impacto da produção científica do IFS, além de contribuir com a democratização do conhecimento por meio do acesso livre e seguro. “O Repositório está à disposição dos servidores que desejarem depositar seus trabalhos publicados. Nossa intenção é sistematizar uma política de disseminação e, também, disponibilizar à sociedade o resultado das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação do IFS”, aponta Salim.
Como depositar
Para enviar a pesquisa para o RIFS, professores e técnicos administrativos precisam acessar o , realizar o registro de usuário e seguir as etapas para o depósito. O Repositório já está configurado para autorizar aos servidores o envio do trabalho, entretanto a análise e a publicação dos materiais serão responsabilidade da Coordenadoria do Repositório Institucional, setor responsável pelo gerenciamento do site.
O R糵participa do movimento internacional para o acesso aberto à produção científica.
Obtenha mais informações sobre o RIFS
Redes Sociais