Aplicativo do 糵disponibiliza novas ferramentas para alunos
A partir de abril, será possível ter acesso a diversas novidades, como a possibilidade de download de materiais enviados por professores
Há quem diga que o celular apenas atrapalha os estudantes por causa das infinitas possibilidades de distrações. No entanto, para os discentes do Instituto Federal de Sergipe (IFS), ele é, na verdade, um aliado aos estudos. Isso porque a instituição disponibiliza, desde novembro de 2017, o 糵Digital, um aplicativo para smartphones que possui funcionalidades como horários e locais de aula, notas e faltas e carteira de estudante. A novidade é que, a partir de abril, o aplicativo será atualizado para a versão 2.0 e contará com novos recursos.
“Para a próxima atualização, será disponibilizado o download dos materiais de aula que os professores enviam através do Sigaa, links dos vídeos institucionais dos cursos oferecidos pelo 糵e um contador que, ao ser clicado, levará a uma tela com o resumo das notificações, semelhante às notificações do Facebook”, pontua Júlio César Pacheco, diretor de tecnologia da informação do IFS.
Além dos novos recursos que entrarão em funcionamento no próximo mês, já estão sendo planejadas as próximas atualizações. “Em ordem de prioridade, forneceremos acesso à biblioteca, ao calendário acadêmico, alertas customizados diferentes, mapa dos campi, além de consulta e inscrição em eventos”, avisa Júlio César.
Desenvolvimento
Para manter o 糵Digital sempre funcional e de acordo com as necessidades dos discentes, há uma comissão de trabalho composta por servidores da DTI e do Departamento de dzܲԾçã, que trabalha na manutenção e priorização dessa lista de futuras implementações. A equipe percebeu a necessidade de implantar a atualização para 2.0 através do feedback dos alunos, que estão sempre avaliando o aplicativo nas plataformas de download Play Store (do Android) e App Store (do iPhone).
“Desde a primeira versão todas as funcionalidades são projetadas de acordo com a necessidade dos alunos. Antes mesmo do lançamento do aplicativo foi feita uma pesquisa com alunos do 糵e de outras instituições sobre o que eles mais gostariam de acessar pela ferramenta e o resultado direcionou o desenvolvimento do app. A ideia é sempre manter o aplicativo leve e extremamente útil para os discentes”, finaliza.
Redes Sociais