Volta às aulas no 糵é marcada por atividades de acolhimento para os alunos
Toda a programação foi realizada por meio de plataformas digitais dos campi
Por: Mayze Barreto sob supervisão de Monique de Sá (jornalista)
Dentro do chamado “novo normal”, o período letivo de 2020.2 do Instituto Federal de Sergipe (IFS) foi iniciado com as boas-vindas realizadas de forma remota. Durante esta semana, foram realizadas diversas atividades de acolhimento aos alunos ingressantes nos campi de todo o estado. As principais pautas da programação incluíram os desafios do ensino remoto emergencial e os diferenciais desta modalidade.
Com a pandemia de Covid-19, esta é a segunda edição do acolhimento estudantil que acontece inteiramente no meio digital. A reitora do IFS, Ruth Sales, reafirma a importância de manter esse tipo de atividade com os alunos mesmo de forma remota.
“O 糵é uma instituição de ensino que entende a importância e os valores que permeiam a juventude e, assim, busca constantemente realizar o acompanhamento e acolhimento dos seus estudantes. Essa hospitalidade vem se tornando cada vez mais eficiente e integradora por envolver docentes e uma equipe multidisciplinar”, frisou a gestora.
Desde que o Brasil foi acometido pela doença, o instituto se empenha na capacitação dos profissionais envolvidos para garantir uma melhor qualidade de ensino e do ambiente virtual acadêmico, como reforçou o pró-reitor de ensino do IFS, Alysson Barreto.
“Temos que recordar que durante o ano de 2020 nossos professores receberam capacitação sobre Educação a Distância e para uso das ferramentas Google e funcionalidades do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Também houve uma troca de experiências entre eles num ciclo de estudos sobre Educação Profissional realizado pela Pró-reitoria de Ensino (Proen)”, destacou.
Em todas as ações realizadas nesta semana, estiveram presentes professores, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais para orientar sobre o funcionamento do instituto e acolher os alunos ingressantes neste novo período. “Orientamos que os campi organizassem suas programações de acolhimento, também com as equipes multidisciplinares, que são profissionais que também tiveram a oportunidade de se capacitar junto com os professores”, explicou o pró-reitor.
Com a pandemia, essa ação passou a ter uma outra importância a partir da necessidade de considerar a mudança brusca na rotina dos estudantes. “Diante desta situação, a instituição ofereceu atividades para reduzir o sentimento de distanciamento através da assistência, diversão e capacitação dos alunos para enfrentamento da nova realidade”, detalhou Ruth.
Além de receber as informações fundamentais para se preparar para as atividades remotas, os discentes puderam participar de espaços de debates e orientações sobre organização e autonomia dos estudos. “Tivemos uma situação desafiadora, que foi tentar encontrar o nosso melhor método de estudo. Por se tratar do ensino remoto, temos que estudar por mais tempo sozinhos, então temos que encontrar a melhor maneira de conseguir aprender”, contou Cauã Borges, aluno do 2º ano do curso de Edificações no campus âԳ.
“O 糵nos deu todo o suporte necessário, o que fez com que o processo fosse mais fácil. Os professores sempre estão procurando nos ajudar, buscando alternativas para que o nosso aprendizado seja o melhor possível”, ressaltou o garoto de 16 anos.
Nesse momento, a Proen optou por não realizar um grande encontro pedagógico devido ao número menor de dias letivos no semestre 2020.2, autorizados pela lei 14.040/2020. No entanto, o Encontro Pedagógico Multicampi 2021 já está em fase de planejamento.
Acolhimento estudantil
Nesta edição, o Campus Socorro iniciou as suas atividades na segunda-feira, 4, com apresentações sobre a direção e o curso. No mesmo dia, foram realizadas as palestras “Autonomia nos estudos” e “Google Classroom e Google Meet” para orientar os alunos sobre como ter um melhor aproveitamento durante o estudo remoto. A programação do Campus segue até a próxima segunda-feira, 11, com encontros virtuais com informações sobre o funcionamento da unidade, além de ser uma oportunidade para que os alunos tirem suas dúvidas.
Os Campi ұó e ʰDZá realizaram o evento de acolhimento por meio da plataforma Google Meet durante a quarta-feira, 6. Em ʰDZá, a programação contou com a presença de diversos estudantes que puderam conhecer mais sobre a instituição e tirar dúvidas com a equipe multidisciplinar presente. Já no Campus ұó, as ações da comunidade acadêmica foram realizadas durante toda a tarde e contaram com apresentação cultural, depoimentos de alunos egressos, apresentações institucionais e um momento de diálogo com os novos discentes.
Em Lagarto e São Cristóvão, a volta às aulas foi marcada por meio de transmissões no canal do YouTube de cada Campus, também durante a quarta-feira, 06. Para os alunos de São Cristóvão, as atividades começaram pela manhã com as apresentações e seguiram pela tarde com sorteio de brindes, apresentação musical e realização das palestras: “Descomplicando o ensino remoto”, ministrada pelo professor Antônio José de Jesus, “Organização de estudos no ensino remoto”, conduzida pelo professor Carlos Menezes, e “A arte da comunicação no ensino remoto”, idealizada pela professora Carla Cristina Storino. Os alunos de Lagarto puderam receber os informes da gestão do campus, conhecer o funcionamento da equipe multidisciplinar, além de esclarecer todas as dúvidas.
O campus Itabaiana dedicou os dias 6 e 7 deste mês para realizar o acolhimento estudantil dos alunos do curso subsequente em Agronegócio. As atividades, realizadas por meio da plataforma Google Meet, incluíram um momento cultural, a apresentação do corpo docente, dos membros da equipe multidisciplinar e dos alunos, a apresentação do curso e um bate-papo sobre a atuação profissional do técnico em Agronegócio. No segundo dia, o minicurso “Introdução ao Google Classroom: Meet e Gmail” foi ministrado pelo professor Levi da Costa Mota, com o intuito de orientar os alunos acerca do início do ensino remoto.
Os campi Aracaju e âԳ realizaram o acolhimento dos alunos nos dias 6, 7 e 8 com as ações transmitidas por meio do canal no YouTube de cada campus. Em Aracaju, as atividades se iniciaram com as boas-vindas da direção-geral, direção de ensino, gerência de graduação e pós-graduação. Em seguida, os novos discentes puderam conhecer os coordenadores dos seus cursos.
Nos dias 7 e 8, os profissionais da equipe multidisciplinar se apresentaram para os alunos e explicaram o funcionamento do atendimento aos discentes, assim como as coordenações dos setores. Na oportunidade, também foram apresentados os sistemas utilizados para o ensino remoto, o Google Classroom e o SIGAA.
Já os alunos de âԳ, dentre outras atividades, puderam participar de uma roda de conversa com a equipe multidisciplinar, prestigiar a palestra “Ansiedade: como reconhecer e cuida”, ministrada pela psicóloga Manuela Vilanova e participar da mesa redonda “Carreiras e possibilidades no mercado de trabalho nas áreas de Edificações e Eletrotécnica”.
Redes Sociais