糵se torna Centro de Recondicionamento de Computadores para inclusão digital
Evento com Secretaria-geral da Presidência da República e com representante do Ministério das Comunicações marca o início do programa Computadores para Inclusão em Sergipe
O Instituto Federal de Sergipe formalizou juntou à Secretaria-geral da Presidência da República e ao Ministério das Comunicações sua participação no programa Computadores para Inclusão, e implantando no Campus Socorro o Centro de Recondicionamento de Computadores. O ato de assinatura foi realizado na ultima sexta-feira, dia 17, no auditório do Centro de Pós-graduação, com a presença do ministro de Estado Chefe da Secretaria-geral da Presidência da República, Márcio Macedo.
Ressaltando que a inclusão social e digital é um dos pilares da Rede Federal de Ensino Profissional e Tecnológico, a reitora do IFS, Ruth Sales Gama de Andrade, destacou a relevância deste ato, que significa um marco social e digital para comunidades assistidas pelo programa Mulheres Mil. “É um momento especial, pois além de desenvolvermos uma destinação ambientalmente mais sustentável a equipamentos de informática também estamos levando tecnologia e formação a comunidades em situação de vulnerabilidade. Entre elas, as mulheres assistidas pelo projeto Mulheres Mil”.
Atualmente, o 糵atua na formação de 500 mulheres que passaram por violência doméstica e de quilombos por meio do Mulheres Mil. Com o programa Computadores para Inclusão em Sergipe, o 糵será o 20º centro de recondicionamento do país e o 3º dentro da Rede Federal de Ensino, sendo que cada comunidade assistida pelo programa receberá inicialmente 10 computadores, além da capacitação para utilização dos equipamentos.
Na análise do ministro Márcio Macedo, é por meio deste convênio que Sergipe se insere em um dos maiores programas de inclusão digital do país. “É muito importante para incentivar a inovação como para retirar esse material que seria um lixo eletrônico. Sergipe entra, assim, nesse calendário nacional de inovação, capacitando estudantes, incluindo a comunidade e reutilizando materiais”, pontua.
Tripé tecnológico e social
Representando o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o diretor do Departamento de Projetos e Infraestrutura de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Rômulo Barbosa, destacou a amplitude do programa e a celeridade com que a gestão do 糵tratou a formalização do convênio.
“O fluxo do programa inicia quando o setor público se desfaz de computadores, quando os órgãos consideram que não têm mais serventia. Esse material é levado para os centros de recondicionamento de computadores, que utiliza peças de diferentes unidades que chegarem para montar bons computadores com condições de uso para a sociedade, com foco na inclusão digital. Além disso, a comunidade é capacitada para utilizar os equipamentos e, como consequência, há a destinação mais sustentável dos resíduos tecnológicos”, explica o diretor.
Para tanto, o pró-reitor de Pesquisa e Extensão do IFS, José Osman dos Santos, informa que serão contratados profissionais do público interno e externo do 糵para proporcionar a capacitação junto à comunidade. “Serão destinados R$ 1,8 milhão com foco na implantação do centro, seja nas necessidades físicas e de equipamentos, como na contratação de recursos humanos. Inicialmente serão distribuídos 1,5 mil computadores, atuação na capacitação de 2 mil pessoas, além do desenvolvimento de jogos digitais”.
PC’s Box
Durante a solenidade, também foram entregues unidades dos PC’s Box, fruto de acordo de cooperação técnica entre o 糵com a Receita Federal do Brasil, que tem o intuito de possibilitar a descaracterização, reciclagem ou reutilização de mercadorias apreendidas pela Delegacia da Receita Federal do Brasil em Aracaju, antes sujeitas à destruição ou inutilização. O material já foi aplicado em sala de aula no Campus Socorro, demonstrando para os alunos também do Curso de Manutenção e Suporte em Informática, como ressignificá-las, a fim de poderem ser reutilizadas de forma legal.
“O que estamos fazendo no campus Socorro junto com os alunos é transformar TV’s Box em computadores. Vamos apagar o software que existe nelas e converter em computadores que possam ser usados por qualquer pessoa. Socorro é o primeiro campus a realizar essa ação, o instituto tem outros campi que terão ações semelhantes. Segundo o Acordo de Cooperação Técnica, vamos entregar 250 computadores à comunidade. Além disso vamos realizar capacitação para todos os contemplados, no mesmo molde do programa do Ministério das Comunicações”, ressaltou Augusto Andrade, diretor de Inovação e Empreendedorismo do IFS.
Além do ministro de Estado Chefe da Secretaria-geral da Presidência da República e do representante do Ministério da dzܲԾçã, participaram da cerimônia autoridades políticas e sociais, com apresentação de grupos culturais.
Redes Sociais