糵promove feira de troca de sementes crioulas e agroecológicas
A ideia do evento é facilitar, através da troca de sementes, o acesso a elas, diversificando a produção de alimentos e valorizando a agrobiodiversidade sergipana. Durante a feira, os agricultores poderão socializar suas experiências, propiciando um intercâmbio positivo entre os agricultores das regiões Sul e do Alto Sertão sergipano.
O público-alvo é formado por agricultores e assentados produtores de sementes crioulas envolvidos no projeto ‘Sementes da Terra’, no sul sergipano. Também participam do evento agricultores experimentadores integrantes do projeto ‘Hortas e Pomares’, com produção agroecológica de hortaliças e frutas no Alto Sertão sergipano.
A organização do evento é de Eliane Dalmora, do Campus São Cristóvão, do Projeto Dom Helder e do Sebrae. A iniciativa tem como parceiros a Sociedade de Apoio Socioambientalista e Cultural (Sasac), Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), Associação de Educação e Desenvolvimento Integral um Lugar ao Sol (Ulsol) e Instituto e Centro de Formação e Assessoria Técnica na Agricultura Familiar de Sergipe (Icefase).
ʰDzçã
9h – 9h30: Acolhida dos agricultores e organização das bancas
9h30 - 10h: Abertura e apresentação dos participantes
10h - 12h: Exposição e trocas das sementes crioulas
12h - 13h30: Almoço
13h30 - 14h: Oficina ‘Processamento de frutas e hortaliças’ - Associação de Mulheres de Lagoa da Volta
14h - 14h30: Oficina ‘Economia Solidária’ - José Francisco do Nascimento
14h30 – 15h: Oficina ‘Experiência de multiplicação, armazenamento e conservação de sementes crioulas’ – Amaury Santos (Embrapa Tabuleiros Costeiros)
15h: Momento cultural
15h30: Encerramento
Redes Sociais