Promil/Campus ұó participa da 4ª Jornada de Luta em Defesa dos Direitos das Mulheres
Nos dias 8, 12 e 13 de março, as alunas do Programa Mulheres Mil do Instituto Federal de Sergipe - Campus Nossa Senhora da ұó iniciaram as atividades do ano letivo participando da 4ª Jornada de Luta em Defesa dos Direitos das Mulheres, evento promovido pelo Fórum das Mulheres Glorienses, composto pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Nossa Senhora da ұó – Sindiserve, MST, Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
Orientadas pelos gestores do Promil - IFS/Campus ұó, professora Carla Teresa dos Santos Marques e o professor Weverton Santos de Jesus, aproximadamente, 100 mulheres das duas turmas de Qualificação Profissional em Processamento de Frutas e Hortaliças e Processamento de Produtos Lácteos, compareceram à programação do evento que contou com três momentos importantes: Calçadão Popular em Defesa dos Direitos das Mulheres, palestra “Mulher em movimento” e ações preventivas de saúde da mulher.
A primeira atividade, Calçadão Popular em Defesa dos Direitos das Mulheres, ocorreu no dia 8 março, na Praça Antônio Alves de Oliveira (praça dos três quiosques), com café da manhã e recital de poesia em homenagem às mulheres presentes, oriundas de diversas localidades. Na ocasião, a presidente do sindicato, Itanamara Guedes Cavalcante, fez uma breve explanação sobre a situação social, financeira e política das mulheres da região. Ainda dentro das atividades, as estudantes receberam o fardamento do Promil, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Nossa Senhora da ұó, Secretaria Municipal de Assistência Social e Sindiserve.
Já no dia 12, as discentes participaram da palestra “Mulheres em Movimento – Conhecendo e defendendo seus direitos”. A atividade foi realizada na Associação Atlética Banco do Brasil - AABB, no bairro Cohab. A palestrante Claudia Daniela, assistente social da Previdência Social, discorreu sobre a importância dos direitos da mulher no mercado de trabalho e das possibilidades de aposentadoria das donas de casa. Após o debate, as estudantes assistiram ao documentário “Mulheres invisíveis”, cujo objetivo foi conscientizar a mulher do seu papel em sociedade.
Finalizando as atividades da jornada, no dia 13 de março, as alunas do Promil realizaram diversos exames preventivos ginecológicos em defesa da saúde feminina. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a ação foi realizada no posto de saúde do bairro Brasília e contou ainda com várias palestras sobre doenças relacionadas ao sexo feminino, bem como, formas e métodos preventivos de combatê-las, dentre elas da enfermeira de PSF na Prefeitura Municipal de Nossa Senhora da ұó, Shirley Morales.
Os Gestores do Promil - IFS/Campus ұó, que participaram de todos os momentos, julgaram como positivo e enriquecedor o envolvimento das mulheres matriculadas no programa em todas as ações desenvolvidas. “Trata-se de um movimento importante, de diálogo, aquisição de conhecimentos, troca de experiências e reconhecimento da mulher, como ser imprescindível e essencial para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos”, declara o professor Weverton Santos. Para a gestora do Promil em ұó, professora Carla Marques, a participação das estudantes no evento teve como objetivo contribuir com a conscientização das mesmas. "Inserindo-as nessa importante discussão, proporcionamos mais conhecimento sobre os direitos da mulher e sensibilizamos quanto à capacidade de modificar as relações desiguais de gênero na sociedade".
Jornada de Luta em Defesa dos Direitos das Mulheres
O fórum, que teve sua primeira edição em 2010, é um espaço que congrega organizações da sociedade civil e do poder público, visa defender e promover ações e estratégias políticas em defesa dos direitos das mulheres e da luta pela construção de uma sociedade livre e igualitária entre mulheres e homens. A quarta edição foi realizada em parceria com vários órgãos e movimentos sociais, quais sejam: Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe - Sintese, IFS/Campus ұó, Central Única dos Trabalhadores - CUT, Conselho Regional de Serviço Social - CRESS, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e Câmara Municipal de Nossa Senhora da ұó.
Redes Sociais