Campus ұó forma primeira turma de Tecnólogos em Laticínios de Sergipe
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) formou, através do campus ұó, sua primeira turma do curso superior de Tecnologia em Laticínios – também a pioneira no estado de Sergipe. A cerimônia de formatura aconteceu na noite de sexta-feira, 10, no espaço do Colégio Padre Leon Gregório, na cidade de Nossa Senhora da ұó.
Euforia e orgulho marcaram a solenidade de entrega dos diplomas, que contou com a presença de parentes e amigos dos alunos, além de servidores e professores do Instituto. O magnífico reitor do Instituto Federal de Sergipe foi representado pela pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales, e, também, pelo diretor-geral do campus ұó, Daniel Henrique Rodrigues.
O coordenador do curso, Igor Reis, não esconde a felicidade de ver esta turma formada. “Estou muito satisfeito e feliz pela formatura dos alunos, pois sela os anos de estudos e registra a superação dos alunos do 糵aos exames que lhes comprovam a dotação de conhecimento específico, o que lhes qualificam e profissionalizam”, avalia Igor.
Os tecnólogos em laticínios recém-formados têm uma carreira promissora pela frente, com boa recepção em indústrias do Nordeste e do país inteiro. Entre os alunos formados, a jovem Tatiane Andrade afirma que gostou muito de ter obtido conhecimento na área de laticínios. “Para mim, como também para a região, não poderia ser melhor, afinal, a primeira turma formada no estado é de extrema importância, para suprir as exigências das empresas locais”, analisa a tecnóloga, em referência ao famoso potencial produtivo da cidade de ұó, principal bacia leiteira do estado.
“Acreditamos que esses tecnólogos, pelo perfil de formação que possuem, contribuirão significativamente para o desenvolvimento dos processos de produção e fabricação de produtos derivados do leite, resultando no desenvolvimento econômico desta região”, comenta Daniel Rodrigues, reforçando ainda a lembrança de que “essa é somente a primeira turma do 糵e do estado de Sergipe, dentre tantas outras que virão”.
SOBRE A PROFISSÃO
O tecnólogo em laticínios é o profissional formado em curso superior de tecnologia em laticínios, na área de beneficiamento e industrialização do leite. Esse profissional é quem planeja, elabora, gerencia, implanta e mantém os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação do leite e de seus derivados (manteiga, queijos, iogurtes, sorvetes, leite em pó, etc.), desde a ordenha, passando pelo recebimento da matéria-prima até o controle da qualidade e distribuição do produto final.
Também é de responsabilidade desse profissional supervisionar e coordenar as várias fases dos processos de industrialização, empregando métodos, equipamentos e tecnologias mais apropriados para cada processo. Além disso, ele deverá monitorar a manutenção de equipamentos, zelar pelo cumprimento das normas sanitárias e dos padrões de qualidade da marca e gerenciar a logística de distribuição, estocagem.
Esse profissional poderá atuar como consultor técnico de micros e grandes indústrias, em institutos de pesquisas científicas e tecnológicas na área, laboratórios especializados em conservação de alimentos, também como pesquisador ou professor universitário, em instituições de ensino superior, como inspetor sanitário, dentre outros.
Redes Sociais