Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas dzí > Գٱâ > 糵anuncia edital para Programa de Գٱâs 'Caminhos Amefricanos' com foco em igualdade racial
Início do conteúdo da página
շÂѵ

糵anuncia edital para Programa de Գٱâs 'Caminhos Amefricanos' com foco em igualdade racial

Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 09h27

Iniciativa selecionará 50 candidatos para estudos em Moçambique e terá como foco o combate ao racismo

Programa Caminhos AmefricanosO Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio da Assessoria de Relações Internacionais, anunciou a abertura do edital da CAPES "Caminhos Amefricanos: Programa de Գٱâs Sul-Sul - Edição Moçambique". Este programa é uma oportunidade para estudantes brasileiros interessados em contribuir com o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial. A iniciativa selecionará até 50 candidatos para participar de um programa de estudos de curta duração na Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique.

A estrutura do programa inclui um curso on-line obrigatório de 40 horas sobre História e Cultura Afro-brasileira e Moçambicana, seguido por uma 䲹貹ٲçã/Visita Técnica na Universidade Pedagógica de Maputo. O curso acontecerá em 2024 e terá a duração de 15 dias. Os alunos também participarão de diversas atividades acadêmicas, vão elaborar relatórios e terão de apresentar as produções científicas realizadas durante o programa. O suporte financeiro será oferecido a cada participante selecionado.

Para Frederico Chaves Sampaio Júnior, assessor internacional do IFS, o edital Caminhos Amefricanos, na edição Moçambique, representa um marco importante na missão de promover a igualdade racial e o combate ao racismo. "Através desta experiência internacional, esperamos enriquecer o conhecimento dos nossos alunos sobre questões raciais e culturais, fortalecendo assim a nossa comunidade acadêmica", aponta.

Inscrições e seleção

As inscrições estão abertas até 04 de janeiro de 2024, e podem ser realizadas através do formulário online disponível no site da CAPES. O processo seletivo será realizado em cinco etapas, que incluem análise técnica, análise de mérito, priorização, comissão de heteroidentificação (se necessário) e resultado preliminar pela CAPES.

O público-alvo do programa inclui estudantes brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, que não tenham recebido bolsas ou benefícios semelhantes nos últimos dois anos. É essencial que os candidatos sejam discentes de cursos de Licenciatura em Instituições de Ensino Superior públicas, estejam matriculados a partir do 5º semestre e estejam vinculados a NEABs, NEABIs ou grupos correlatos.

Para mais informações sobre a documentação necessária e os critérios de seleção, os interessados devem . Este programa é uma iniciativa que converge com as ações do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFS, enfatizando o compromisso da instituição com a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57