Cultura sergipana marca o ritmo do forró no Campus Itabaiana
Pelo sexto ano consecutivo, foi realizado o ǰó no Campus e a Gincana Junina
No último dia 22 de junho, aconteceu o 6º ǰó no Campus, comemoração alusiva às festividades juninas do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana. Neste ano, o tema “Sergipe: Tradição e ǰó” buscou celebrar a cultura sergipana. Dentro da programação, foi realizada, ainda, a 3ª edição da Gincana Junina, que contou com a participação de três equipes compostas por alunos, as quais cumpriram tarefas sobre a cultura do estado. Sempre bastante disputada pelos estudantes, a Gincana Junina deste ano foi baseada nas cidades de Aracaju, âԳ e Itabaiana – cada equipe ficou responsável por um município sergipano. Mais do que vencer a competição, o que se viu foi uma verdadeira prova de dedicação e animação. Arthur Ferreira, aluno do 3º ano de Agronegócio, orgulha-se por fazer parte de uma instituição que realiza eventos que buscam difundir a cultura de Sergipe e valorizar os artistas da terra. “Durante esses anos, estiveram presentes artistas como Erivaldo de Carira, Joseane dy Josa e, neste ano, a talentosíssima Emellyn Syang, participante da The Voice Kids, da Rede Globo. Para mim foi um prazer imenso participar dos três anos, pois além do valor de uma gincana, vale o aprendizado obtido”, aponta o jovem.
Estrutura
Uma grande estrutura foi montada na quadra de esportes da instituição - a ornamentação das barracas fez parte das tarefas da Gincana. A programação contou com brincadeiras tradicionais, comidas típicas, além do tradicional forró, que invadiu o final da tarde e tomou conta de alunos, professores, técnicos administrativos, pais e convidados. “Tivemos bons momentos de integração e enriquecimento cultural”, avalia o professor Janisson Fernandes, um dos organizadores da festividade.
Para José Rocha Filho, diretor-geral do Campus Itabaiana, o momento de confraternização junina transformou a instituição em uma referência em conciliar tradição cultural, lazer e aprendizado. “O 6º ǰó no Campus foi um resgate da cultura nordestina e um momento de engajamento entre servidores, discentes, pais e a comunidade”, aponta Rocha, dizendo ainda que o evento já faz parte do calendário e da história do Campus Itabaiana.
Estiveram presentes no evento o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales Gama de Andrade, além de vários outros convidados.
Redes Sociais