Pelo terceiro ano, Dia da 糵 é celebrado com premiação aos leitores mais assíduos
Homenagens aos alunos foram realizadas por servidores da instituição
As comemorações do Dia da 糵 remetem ao início da década de 1980, quando um decreto instituiu no país a Semana Nacional do Livro e da 糵, bem como o Dia do Bibliotecário. A data exata escolhida para exaltar esse espaço de conhecimento foi 9 de abril – a celebração é crucial para reafirmar, no Brasil, a importância da leitura. Dos seis anos de funcionamento, em três deles o Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana marcou a data com a premiação dos seus leitores mais assíduos – neste ano, sete pessoas receberam a homenagem.
A noção da importância do hábito de ler e da realidade do Brasil sobre a prática de apreciar livros pode ser medida pelas palavras de Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos – na década de 80, Drummond falou que "a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede". As comemorações no Campus Itabaiana têm como objetivo, principalmente, incutir nos estudantes a importância da leitura e valorizar aqueles que frequentam a biblioteca e utilizam o seu acervo.
A convite da biblioteca, professores e técnicos administrativos presentearam com livros os leitores que mais frequentaram o espaço em 2016. Uma delas foi Luciara Santos, aluna do curso subsequente de Manutenção e Suporte em Informática, que recebeu a homenagem das mãos do professor Carlos Augusto Almeida. "A biblioteca é indispensável. É nela que buscamos saciar a sede de aprender, de evoluir intelectualmente e expandir nossos horizontes”, aponta Luciara.
Opinião semelhante à de Luciara possui a pedagoga Rafaely Campos: “nosso campus tem o privilégio de ter uma biblioteca que apresenta um espaço agradável, acolhedor, atrativo e atuante na comunidade escolar, além de profissionais que buscam de forma criativa e dinâmica proporcionar o gosto pela leitura, o acesso à informação e um espaço cultural para os discentes".
Pesquisas revelaram que estudantes que frequentam bibliotecas têm maior rendimento acadêmico em virtude de o espaço tornar estimulante a ação da leitura e da pesquisa, fatores que permitem a ampliação do conhecimento. Atualmente, as bibliotecas não têm apenas livros - os acervos compreendem mapas, revista, jornais e material multimídia, além da interconexão possível com os recursos da internet.
çDz
O terceiro ano da premiação veio no momento em que a biblioteca do Campus Itabaiana passou a direcionar mais investimentos para a ampliação do acervo dos cursos técnicos de nível médio. Outro ponto que denota o avanço do espaço é aquisição de títulos de literatura sugeridos pelos leitores, fato que demonstra que a biblioteca está atenta aos anseios do seu público.
Jeane Gomes, bibliotecária, confirma que a maior preocupação do Campus Itabaiana é satisfazer as necessidades dos leitores e leitoras. “Temos investido não apenas no acervo, mas também na realização de ações que promovam cultura, facilitem o acesso às informações e fortaleçam o vínculo entre a biblioteca e o público", explica Jeane, que comemora também a aquisição de mobiliário e equipamentos para a biblioteca do campus definitivo, situação que colocará o espaço de 700 metros quadrados como um dos mais modernos e confortáveis da região.
Homenageados:
- Curso Técnico Integrado: John Kennedy Santos (por Alessandra Lacerda, docente);
- Curso Técnico Subsequente em Agronegócio: Danilo Souza (por Juciara Franco, docente);
- Curso Técnico Subsequente em Informática: Luciara Santos (por Carlos Augusto Almeida, docente);
- Curso Superior em Logística: Anderson Carvalho (por Marco Antônio Domingues, docente);
- Docente: Damião Melo (por Luciana Gois, auxiliar de biblioteca);
- Técnico(a) administrativo(a): Emerson Oliveira (por Amanda Xavier, auxiliar de biblioteca); e
- Leitor (a) de Literatura: Isabella Côrtes (por Jeane Gomes, bibliotecária).
*Com informações do Instituto Pró-livro
Redes Sociais