Alunos prestam consultoria de marketing para empresas de Itabaiana
Os estudantes do terceiro ano do curso técnico integrado em Agronegócio do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana aplicaram os conhecimentos adquiridos durante as aulas da disciplina Marketing e Comercialização Rural: eles realizaram um diagnóstico de três empresas do município e, com base nas informações coletadas, elaboraram planos de marketing. Na última sexta, 4, os alunos promoveram um Café-Palestra, no qual se reuniram com os empresários e apresentaram as propostas de negócio.
As companhias contempladas com o trabalho dos alunos, que se assemelha a uma consultoria empresarial, foram a Nutrimentos Lumajo, a Somma Produtos Agrícolas e a Cooperativa de Beneficiamento da Castanha do Povoado Carrilho (Coobec). Os estudantes desenvolveram, para cada empresa, um plano de marketing, que é o documento que detalha as ações necessárias para atingir objetivos de mercado e pode ser voltado para trabalhar uma marca, produtos ou serviços.
O médico veterinário Luciano Alves Amorim, proprietário da Nutrimentos Lumajo, revela que gostou da iniciativa dos alunos do 糵e cumprimenta a equipe por ter feito o Raio X correto da empresa. “A minha empresa está no mercado há 30 anos e a gente às vezes falha na condução do negócio. Como é empresa individual, as ações ficam centralizadas. Com este trabalho, vi que realmente a gente precisa de ajuda externa”, explica Luciano.
A disciplina Marketing e Comercialização Rural e a proposta de aproximação com o empresariado local foram conduzidas pela professora Diana Amado de Menezes. O trabalho foi iniciado com a concepção do projeto pedagógico do curso e a transmissão aos discentes dos conhecimentos teóricos necessários à execução da tarefa. Depois teve início o processo de visitas técnicas às empresas e a realização de pesquisas mercadológicas. Após a coleta das informações dos clientes em campo, os estudantes elaboraram os seus respectivos planos de marketing.
A professora Diana Amado parabeniza os alunos Benedita, Karine, Ellen, Meire, Eduarda e Matheus pela condução profissional das atividades e também às empresas Coobec, Lumajo e Somma, que abriram as portas para os alunos do 糵e, ainda, prometeram aproveitá-los como Jovens Aprendizes. “Isso ratifica o nosso papel social enquanto instituição de educação voltada ao trabalho profissional e o quanto podemos desenvolver projetos que gerem empregabilidade aos nossos alunos", ressalta Diana.
Matheus Silveira de Menezes, aluno do curso de Agronegócio, avalia a oportunidade como muito produtiva por terem tido a chance de trabalhar junto às empresas: “Saímos da teoria e fomos para a parte prática. Serviu para ganharmos experiência com o mercado de trabalho”. As análises dos estudantes foram reconhecidas pela presidente da Coobec, Maria Cristina Silva: “Os alunos fizeram um trabalho muito bom sobre a nossa cooperativa. Encontraram os pontos fracos e fortes e demonstraram a importância do 糵nesses estudos para a nossa cidade”.
Participaram do evento o diretor geral do Campus Itabaiana, José Rocha Filho, a coordenadora do Ensino Médio, Sheyla Alves Rodrigues, o responsável pela parceria Empresa-Escola, Michel Fernandes da Conceição Fonseca, além dos professores Christtianno de Lima Rollemberg e Elisânia Santana de Oliveira.
Redes Sociais