Iniciativa de alunos e professores arboriza ruas de bairro de Itabaiana
Os alunos Fábio Araújo e Diego Menezes, concluintes do curso de Agronegócio do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana, propuseram em seus trabalhos de conclusão de curso a arborização da avenida que dá acesso ao novo prédio do IFS, que fica localizado no bairro de São Cristóvão. O projeto é mais uma tentativa de aproximação do Instituto com os moradores do bairro, além de uma iniciativa ecologicamente responsável. Ao todo, cinquenta coqueiros anões foram plantados.
O projeto foi idealizado pelo 糵e contou com a ajuda das iniciativas privada e governamental. As mudas de coqueiro anão foram doadas por uma empresa do ramo flores de Aracaju, enquanto a Prefeitura de Itabaiana atuou como parceira da ação. A orientadora dos alunos é a Prof.ª Diana Amado, a qual revela a adesão dos residentes do bairro à iniciativa do IFS. “Os moradores da comunidade vão atuar como zeladores e voluntários do meio ambiente, cuidando e preservando o trabalho que foi feito”, explica. Todas as etapas da ação contaram com a assistência do professor doutor e engenheiro agrônomo Chisttianno Rollemberg.
Pesquisa
As atividades empreendidas pelo 糵na comunidade de São Cristóvão são baseadas nos estudos desenvolvidos no Laboratório ê-Profissional de Artes e Tecnologias para o Trabalho (Lapattra), que tem a Prof.ª Diana Amado como coordenadora e visa principalmente desenvolver ações de sustentabilidade. O laboratório nasceu de pesquisa social e extensionista sobre Educação Inclusiva do Trabalhador nas periferias de Itabaiana. “As aproximações com a comunidade pretendem melhorar a autoestima coletiva, a valorização, o cuidado e o zelo pelo meio ambiente físico e social da região, gerando um novo olhar à comunidade”, comenta Diana.
Redes Sociais