Campus Itabaiana realiza Feira de Ciências
Evento destaca ciência, ética e solidariedade com a participação de estudantes e comunidade local
* Por Mirella Bezerra
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Itabaiana, realizou na última quarta-feira (16) a FeirITA, sua tradicional Feira de Ciências, em um evento marcado pela diversidade de atividades e pelo engajamento dos participantes. Organizada com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e ó-Ұܲçã (PROPEX), a feira contou com exposições científicas, minicursos, oficinas e torneios. Alunos e alunas que se destacaram nas competições foram premiados ao final da programação.
A cerimônia de abertura foi abrilhantada pela apresentação do Coral Soltando a Voz, sob a regência do Prof. Elias Souza, trazendo um toque especial ao início das atividades.
A FeirITA buscou conectar a teoria à prática, proporcionando uma experiência interativa para os visitantes. Alunos da Escola Municipal Vice-Governador Benedito Figueiredo estiveram presentes e, com o auxílio dos estudantes do IFS, puderam interagir com experimentos de física, enriquecendo sua vivência no campo das ciências.
A coordenadora do evento, Profa. Dra. Bruna Costa, celebrou o sucesso da feira: "Foi um evento maravilhoso, extremamente enriquecedor. Agradeço a presença dos pais, familiares dos alunos e, especialmente, da Escola Municipal Benedito Figueiredo, que nos prestigiou. Parabenizo também os estudantes premiados e agradeço à PROPEX por acreditar em nosso projeto e nos apoiar por meio de editais", destacou.
A estudante Cleisiele, do curso superior de Logística, reforçou a importância da FeirITA não só para o aprendizado científico, mas também para a formação ética e empática dos alunos. "Reconhecer o potencial de cada participante é fundamental. Participar da FeirITA foi uma experiência única, um compromisso que tive o prazer de vivenciar", relatou a aluna.
Além das atividades científicas, o evento também promoveu uma ação especial em comemoração ao Dia das Crianças, destinada à comunidade do bairro São Cristóvão. Mais de 120 crianças participaram de brincadeiras, pintura facial, confecção de máscaras e atividades musicais conduzidas pela Escola de Música do Marcão, um projeto social que ensina música utilizando materiais reciclados. As crianças também receberam lanches e lembrancinhas, e tiveram a oportunidade de aprender sobre ciências com o Prof. Fabiano, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
A Profa. Dra. Diana Amado, proponente da ação junto ao Laboratório ê Profissional de Arte-Tecnologias para o Trabalho (LAPATTra), destacou a importância de trabalhar valores de fraternidade e solidariedade com os estudantes. "Foi gratificante ver a alegria no rosto das crianças, sabendo que elas são as sementes do futuro, e quem sabe, serão nossos alunos no 糵em breve", completou.
Redes Sociais