Nova gestão do Campus Itabaiana quer participação da comunidade na tomada de decisões
O trabalho em conjunto é o caminho de superar os desafios
Jairton Mendonça de Jesus tem 42 anos, é licenciado em Letras Português, bacharel em Direito, especialista em Ensino de Português e Literatura, mestre em Letras e doutor em Educação, todos pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). No IFS, já exerceu a função de supervisor de curso pelo Pronatec e também foi presidente em diversas comissões relevantes. Jairton é professor da área de Língua Portuguesa desde 2011 e também exerce o cargo de Gerente de Ensino do Campus Itabaiana desde setembro de 2018. Ele foi eleito com 53,85% dos votos e tomou posse pela primeira vez como diretor, no dia 31 de outubro.
Departamento de dzܲԾçã/糵- Professor, o que representa a educação para o senhor?
Jairton Mendonça – A Educação representa a oportunidade de se tornar cidadão de fato.
DCOM/糵- Por que optou por seguir essa profissão?
Jairton Mendonça – Há muitas circunstâncias que nos levam a escolher uma profissão: uma das iniciais e principais foi a possibilidade de inserção mais rápida no mercado de trabalho. Após a formação e atuação na área, acabei me identificando com a educação como forma de contribuir para a formação de uma sociedade melhor.
DCOM/糵- O que o motiva diariamente a exercer o magistério?
Jairton Mendonça – A esperança e expectativa de contribuir com o desenvolvimento de nossa juventude e, por consequência, colocar um grão de areia na construção de um mundo melhor.
DCOM/糵- Nesta nova fase, como gestor, o que lhe parece mais desafiador? Por que escolheu ser diretor do campus?
Jairton Mendonça – Coloquei meu nome à disposição em razão do apoio que tive não só da gestão atual, mas também dos estudantes, técnicos administrativos e professores. O resultado da consulta à comunidade demonstrou isso. Embora tenha sido candidato único, a aprovação foi muito considerável, já que de 266 pessoas que votaram, 255 votaram no candidato, perfazendo um total de 95,54% dos que votaram. Demais votos foram brancos ou nulos.
Nosso maior desafio é consolidar o de fato para atingir o número de estudantes previsto em sua criação. Estamos na metade do caminho e percorrer o restante depende não só da mobilização dos atores envolvidos no processo educativo do campus e da gestão superior, mas principalmente, da política educacional a ser implementada a partir de 2023 no âmbito do país, já que dependemos do governo federal para ampliar vagas de técnicos administrativos e de professores e, assim, conseguirmos atingir o objetivo.
DCOM/糵- Quais as principais propostas a serem desenvolvidas nos próximos quatro anos?
Jairton Mendonça – Além de outras, colocamos em nosso plano de ação quatro principais propostas. São elas: ampliar a participação da comunidade escolar nas tomadas de decisão; promover a criação de novos cursos para a ampliação de vagas e matrículas; lutar pela ampliação do quadro docente e técnico-administrativo; realizar ações que promovam o autocuidado, a saúde e a qualidade de vida dos servidores no ambiente institucional.
DCOM/糵Qual a expectativa da gestão?
Jairton Mendonça – Tenho a convicção de que teremos muitos desafios pela frente para implementarmos nossas propostas, mas com trabalho, compromisso e responsabilidade com que tenho me dedicado, teremos êxito nessa jornada.
Redes Sociais