Encontro debate formação do profissional de agroecologia e mercado de trabalho
O evento ocorrerá nos dias 27 e 28 de março e será direcionado para estudantes e egressos do curso e profissionais de ciências agrárias
O mercado adaptou-se à tecnologia. Com isso, os cursos de formação e capacitação, em diferentes áreas, buscam implementar melhorias na didática e na prática do ensino nas instituições para se adequar às dinâmicas mais atuais do mercado. Em razão disso, o colegiado do curso superior de tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal de Sergipe - Campus São Cristóvão vai realizar, nos dias 27 e 28 de março, o 1º Encontro de Formação do Agroecólogo e Mobilização Social. O evento é gratuito e será realizado no auditório da unidade de ensino.
A realização do Encontro é necessária em virtude da identificação de grande demanda da comunidade acadêmica na construção meios para ampliar o conhecimento dos estudantes em relação ao curso de Agroecologia e de debater a nova realidade do profissional que atua na área. Portanto, o evento contará com a presença de especialistas da área que atuam em Sergipe e professores do curso.
Além de fomentar questões atuais sobre o mercado de trabalho, os profissionais que comporão a programação do evento darão depoimentos de sua trajetória, os quais servirão como reflexão sobre a formação do agroecólogo. Segundo Eliane Delmora, professora do curso de agroecologia, vários assuntos relevantes serão debatidos no evento com o propósito de identificar fragilidades e potencialidades na formação, atuação e inserção do profissional no mercado de trabalho. “A programação também foi montada com o objetivo de propor estratégias organizacionais e de mobilização social como forma de fortalecimento da categoria”, explica.
ʰDzçã
27/03 (terça-feira)
Local: Auditório Central
07h30: Inscrições e Mística de Abertura
08h15: Mesa de Abertura: Direção do Campus, Proen, Propex, Colegiado do Curso, Centro ê, Emdagro, Incra e Movimentos Sociais.
Moderador: Jorge Hermenegildo
09h: O Exercício do Tecnólogo em Agroecologia: depoimento e vivência dos egressos.
Moderador: João Bosco
09h30: A extensão agroecológica para os profissionais das ciências agrárias: depoimentos e trajetória do mercado.
Moderador: Liamara Perin
10h: Intervalo
10h15: A promoção da agroecologia pelo terceiro setor: CDJBC, ASA, MPA, MCP.
Moderadora: Irineia Rosa Nascimento
11h: Reflexões sobre a formação do agroecólogo: trabalhos de grupo
12h: Almoço
13h: Socialização dos resultados de grupo.
13h30: Mesa de depoimentos: Instituições que atuam em extensão agroecológica (Embrapa – Tabuleiros Costeiros, Emdagro, Secretaria da Agricultura e Universidade Federal de Sergipe)
Moderadora: Eliane Dalmora
15h30: A institucionalização dos cursos pelo Ministério da Educação e as demandas de mercado: Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e ʰó-ٴǰ de Pesquisa, Extensão e Inovação.
16:30 - Debate e considerações finais.
Moderadora: Ana Carla Menezes.
28/03 (quarta-feira)
Local: Auditório Agroecologia
07h30: Mística
08h15: Assembleia de Estudantes e Agroecólogos / Plenária Geral
10h: Intervalo
10h20: Assembleia de Estudantes e Agroecólogos / Plenária Geral
12h: Almoço
13h: Grupos de trabalho.
15h30: Plenária Geral.
16h30: Debate e encerramento.
Assista ao vídeo institucional do curso de nível superior em tecnologia em Agroecologia.
Redes Sociais