Programa da TV Sergipe destaca projeto desenvolvido por professores do IFS
Um projeto pioneiro de extrativismo sustentável e dendroconologia, desenvolvido no Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus São Cristóvão, foi tema de uma é no programa Estação Agrícola, da TV Sergipe. A é da jornalista Candisse Matos apresenta a iniciativa, realizada pelo professor do 糵Francisco Nogueira, em parceria com os Departamentos de Biologia e Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Durante a reportagem, o professor Francisco conta que o trabalho de dendrocronologia faz parte da primeira cronologia desenvolvida no mundo, dentro da região Nordeste, sendo uma extensão da sua dissertação de mestrado. Ele explica que a dendrocronologia é a ciência que estuda, por meio de análise e interpretação, o crescimento anual dos anéis das árvores.
Segundo ele, a partir dessas informações, é possível estabelecer a idade da planta, com base nos padrões dos anéis em seu tronco e possíveis interações climáticas. “A atividade potencializará diversos estudos nos campos da química, biologia, agroecologia e meio ambiente”, explica Francisco.
Confira na íntegra a da TV Sergipe.
Redes Sociais