Núcleo de Apoio ao Estagiário promove seminário
Discutir as exigências do mercado de trabalho, proporcionar aos estudantes informações acerca da entrevista de seleção e apresentar o manual do estagiário foram os objetivos do ‘Seminário de á 2013’, promovido no início deste mês pelo Núcleo de Apoio ao Estagiário (NAE), no Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus São Cristóvão. O estágio compõe a grade curricular de alguns cursos oferecidos pela instituição. Assim, habilitar o aluno para a prática constitui uma etapa relevante para a capacitação do educando.
“Espera-se dirimir as principais dúvidas dos estudantes, bem como encorajá-los na luta pelo concorrido mercado de trabalho, mostrando quais as vantagens de ser um estagiário na atualidade”, destaca Penha Bernardes, coordenadora do NAE. O evento, realizado anualmente, proporciona a integração entre empregador e aprendizes. “Entendo que o seminário deverá garantir aos estagiários reflexões sobre conhecimentos, comportamentos e perspectivas de trabalho. O NAE colocou em pauta as empresas parceiras, promovendo exposição e informações sobre o campo de atuação do técnico, permitindo assim maior aproximação da instituição com as empresas e das organizações com os estudantes”, pontua Penha.
Na edição 2013, participaram Lílian Calheiros, Marcos Sândalo, Amaury Apolônio, Manoel Antônio de Oliveira Neto, Maria Helena Santos, Rosa da Silva, Dinara Vieira dos Santos e Wagner Aragão de Brito. Palestrantes cedidos pela Faculdade Serigy/UNIRB, Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Centro de 䲹貹ٲçã Canudos (CECAC), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (EMDAGRO), respectivamente.
As impressões dos estudantes frente à atividade, embora distintas, apresentam similaridades em aspectos como a importância da capacitação para a ascensão da carreira e necessidade do exercício prático para agregar conhecimento. “Espero que o estágio curricular acrescente a experiência que será útil para o desenvolvimento do próprio negócio”, diz o estudante Bismar de Jesus, com visão empreendedora.
Para a aluna, e estagiária da Maratá Sucos, Jéssica Jardim, a atuação nas empresas proporciona, efetivamente, a aplicação dos conceitos adquiridos em sala de aula. “Ingressamos no estágio como o intuito de aprendermos o máximo possível. O conteúdo ministrado no 糵permitiu uma visão crítica e o estágio auxiliará no desempenho profissional”, diz.
“Nosso desejo é que os alunos da instituição melhorem a cada dia e estejam preparados para ingressar nas empresas, de acordo com a área de formação”, explica Alfredo Cabral, diretor geral do 糵- São Cristóvão.
Redes Sociais