Alunos transbordam vivacidade na retomada das aulas presenciais
Empolgação de voltar a frequentar os bancos escolares tem contagiado tanto veteranos quanto novatos
*Por Carole Ferreira da Cruz
Os corredores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus âԳ estão repletos de vivacidade desde que os alunos retomaram as aulas presenciais no último dia 4. A empolgação de voltar a frequentar os bancos escolares, fazer amigos, conhecer pessoalmente os professores e reencontrar os colegas tem contagiado tanto veteranos quanto novatos, já que grande parte da comunidade estudantil ficou restrita ao Ensino Remoto Emergencial durante os primeiros dois anos da pandemia de Covid-19.
A singularidade da volta às aulas pós-pandemia mobilizou a equipe de ensino a caprichar nesta edição do Acolhimento. Durante uma semana de intensas atividades foram realizados cursos, oficinas, mesas redondas, rodas de conversa, momentos culturais, informativos e de integração. Os olhos dos estudantes se encheram de um brilho todo especial ao conhecer as instalações do campus, usar os laboratórios, reativar o Grêmio Estudantil e circular pela vivência.
Aquele orgulho de vestir a farda do instituto podia ser observado por toda a parte, em cada sorriso, em cada foto, em cada palavra. Para quem acabou de ingressar na instituição o sentimento é de conquista e realização. “Fiquei feliz demais por conseguir uma vaga no IFS, uma instituição que tem um peso muito grande, um ensino de ótima qualidade e pode abrir portas do mercado profissional”, comemorou José Wilson dos Santos Filho, 15 anos, do curso técnico integrado de Sistemas em Energias Renováveis.
BOAS PERSPECTIVAS
Apesar de ser veterana, a sensação era como se tivesse acabado de entrar no 糵para Stéphany Alves dos Santos, 17 anos, que iniciou o curso de Energias Renováveis durante a pandemia. “É a primeira vez que venho aqui e estou adorando ver a estrutura, os professores, a turma. Eu vim de escola pública e espero ter muitas oportunidades no IFS. Quero conseguir um bom emprego e crescer profissionalmente”, afirmou.
Na avaliação da técnica em secretariado do Campus âԳ, Cyndi Moura Guimarães, o evento superou as expectativas. “O Acolhimento deste ano trouxe um clima de tranquilidade e união para uma nova fase, depois de tanto tempo distantes fisicamente. Os estudantes tiveram oportunidade de expressar seus sentimentos através da música, de desenhos em cartazes, da roda de conversa... e assim transbordou o sentimento do verdadeiro acolher”.
Redes Sociais