Acolhimento estimula sentimento de pertencimento entre alunos ingressantes
Programação ocorre de 3 a 19 de fevereiro e inclui palestras, treinamentos, oficinas, momento cultural e apresentação do campus
De 3 a 19 de fevereiro o Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus âԳ vai realizar o Acolhimento dos alunos ingressantes no período 2020.1. Essa acolhida é uma ação pedagógica que favorece a integração com os professores, gestores e servidores e o desenvolvimento de atividades que garantam o pleno desenvolvimento do alunado. A programação inclui bate papo com egressos e profissionais, palestras, treinamentos, oficinas, momento cultural, apresentação do campus e das disciplinas.
A proposta foi construída por uma equipe multidisciplinar e buscou direcionar as ações nas duas primeiras semanas de aula para que os antigos e os novos alunos desenvolvem um sentimento de pertencimento em relação ao grupo e entendam a importância da pesquisa, da dedicação aos estudos e da elaboração de um bom currículo para a formação profissional. A primeira semana será voltada a atividades para os ingressantes das três modalidades (subsequente, integrado e superior) e a segunda contará com treinamentos e atividades para os veteranos.
A ação tem como objetivos principais: promover o sentimento de pertencimento, o desejo de participação na escola, as ações de protagonismo juvenil e a reflexão sobre o papel da educação no processo formativo; proporcionar uma vivência mais democrática no cotidiano escolar; resgatar a importância da escola na vida do estudante; reforçar a importância dos quatro pilares da educação (aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a aprender) para a formação integral do alunado; desenvolver habilidades socioemocionais, como ter empatia e saber lidar com os problemas.
Ծçã
Segundo a gerente interina de Ensino, Cyndi Moura Guimarães de Oliveira, que integra a comissão organizadora, o Acolhimento é um momento imprescindível para a escola por permitir que os novos membros da comunidade acadêmica sintam-se parte integrante do grupo. “Queremos despertar nos estudantes o sentimento de pertencimento à instituição desde os primeiros dias. Acolhê-los com atividades culturais, oficinas e palestras pretende mostrar que formamos mais que profissionais, formamos indivíduos críticos, reflexivos e autônomos na construção das suas próprias vidas”, destacou.
A atividade, que já é tradicional no calendário de eventos do campus a cada reinício de ano letivo, representa um momento de integração, envolvimento e socialização. A programação busca oportunizar aos ingressantes conhecer as instalações, a matriz curricular, o horário, as demandas de mercado e demais informações do curso, trocar experiências e criar as condições para estabelecer redes de relacionamento saudáveis, construtivas e produtivas.
Redes Sociais