Experiência do Conselho de Classe no IFBA é compartilhada com Campus âԳ
Servidora baiana esteve reunida com a equipe de ensino e a direção para trocar experiências e informações
A equipe da área de ensino do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus âԳ teve a oportunidade de conhecer mais sobre o funcionamento do Conselho de Classe no IFBA – Campus Valença. Em reunião nesta quarta, dia 21, com a servidora baiana, a coordenadora do curso técnico em Guia de Turismo Adriana Melo Santos, foram partilhadas experiências e informações valiosas para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.
Adriana apresentou o funcionamento do conselho, as dificuldades iniciais, os avanços obtidos, o uso da tecnologia para a coleta e tabulação de dados e os reflexos desse acompanhamento mais detalhado do trabalho escolar na melhoria da educação. Participaram da reunião a diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, o gerente de ensino, Alessandro Viana Fontes, a assessora pedagógica, Shirleyde Dias do Nascimento, o coordenador do curso de Eletrotécnica, Roberto Macena, e a assistente de administração, Alana Fonseca Oliveira.
“Conhecer uma realidade faz com que avancemos nessa realidade e consigamos mudar o que precisa ser transformado. Os conselhos são uma ótima oportunidade de melhorar nossa própria instituição, os processos burocráticos e educacionais, a política institucional e o serviço público como um todo”, ressaltou Adriana Melo.
Segundo Alana, o intercâmbio com a servidora do IFBA foi muito proveitoso. “Poder trocar experiências e conhecer outra realidade, partilhar procedimentos e instrumentos para identificar problemas e buscar soluções, são fundamentais para a consolidação do Conselho de Classe deliberativo no Campus âԳ, que ainda está na sua fase inicial”, afirmou.
Sobre o conselho
O Conselho de Classe é um órgão colegiado, de natureza consultiva, orientado para favorecer o protagonismo dos estudantes e dos professores na busca pela melhoria permanente da organização do trabalho escolar. Faz parte integrante do Regulamento da Organização Didática (ROD) do 糵e promove encontros que possibilitam maior agilidade na identificação e resolução das dificuldades que permeiam o cotidiano institucional.
A experiência de funcionamento do conselho deliberativo no campus é recente e veio a reboque da implantação dos primeiros cursos integrados em 2015 (ensino técnico concomitante ao ensino médio). Atualmente, são ofertados três cursos nessa modalidade: Eletrotécnica, Edificações e Aquicultura; mais os cursos subsequentes de Eletrotécnica, Edificações e Recursos Pesqueiros; o curso superior de Engenharia Civil; e o MédioTec/EaD de Guia de Turismo.
Redes Sociais