Campus âԳ conclui curso de robótica para alunos da rede pública
Ano que vem serão abertas novas turmas e ofertado um curso de informática. Iniciativa faz parte da parceria entre o 糵e a prefeitura
O Curso Introdutório de Robótica ofertado pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus âԳ para os alunos do 9° ano da rede pública de ensino foi concluído e ano que vem serão abertas novas turmas, nos níveis iniciante e intermediário. A iniciativa faz parte da parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Desporto que tem o objetivo de ampliar projetos de extensão bem-sucedidos nas áreas de ciência, tecnologia e cultura, assim como promover o intercâmbio entre a comunidade acadêmica e a juventude estanciana.
As aulas começaram no mês de maio e ocorreram nas instalações do campus, no laboratório de informática. No módulo inicial, os estudantes aprenderam lógica de programação e programação para futebol de robô na linguagem Lingo, totalizando uma carga horária de 40h. A expectativa é que a turma dê sequência aos estudos participando dos próximos módulos e que novos alunos da rede pública se interessem em ter um contato inicial com a robótica.
A experiência está sendo bem-sucedida. No mês passado, a equipe formada pelos alunos do curso foi classificada e teve uma participação competitiva no IV Campeonato Sergipano de Futebol de Robôs por Simulação, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Robótica da Universidade Federal de Sergipe (GPR/UFS). Na competição, as equipes do 糵– Campus âԳ varreram todas as premiações e ficaram com os três primeiros lugares.
O 糵também vai ofertar no próximo ano um curso de informática para 40 alunos da rede municipal. Segundo o idealizador do curso e coordenador do laboratório de robótica, professor Roberto Macena, a parceria com a prefeitura é uma forma de melhorar a divulgação o instituto na rede pública de ensino. “Dessa forma, nossos processos seletivos tornam-se mais concorridos e com maior participação dos jovens locais. Além disso, cumprimos nossa função social de incluir pela educação”, afirmou.
Com essa oportunidade, os estudantes vislumbram se qualificar e ter mais chances no mercado de trabalho. “O futuro do mundo está na área de tecnologia. Gosto de ver as coisas acontecerem, entender como funcionam e fazer elas funcionarem, por isso as aulas foram muito interessantes e produtivas”, destacou Lucas Batista, 14, da Escola Estadual Walter Franco.
“O 糵é uma grande instituição. Firmar estas parcerias sinalizam o fortalecimento de políticas públicas mais eficazes para a juventude estanciana. Todos têm a ganhar. Parabéns à gestão do campus âԳ por ser visionária e empreendedora”, ressaltou o secretário de Cultura e Desposto, Carlos Menezes de Souza Júnior, que é assessor pedagógico do instituto cedido ao município e idealizador do Show de Talentos.
Redes Sociais