Feira de Ciências do Campus âԳ ocorre dia 5 de julho
Objetivo do evento é incentivar a produção de trabalhos e experimentos científicos que oportunizem a construção do conhecimento de forma interdisciplinar
As produções acadêmicas dos alunos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus âԳ serão apresentadas à comunidade durante a I Feira de Ciências, que acontece no próximo dia 5 de julho. O objetivo é incentivar estudantes e professores a produzir trabalhos e experimentos científicos que oportunizem a construção do conhecimento de forma interdisciplinar, criativa e contextualizada.
“Será uma excelente oportunidade para os alunos aplicarem na prática o que aprenderam em sala de aula e apresentarem à sociedade de âԳ o resultado do processo de aprendizagem. Os trabalhos receberão nota e serão valorizadas a originalidade, a criatividade e a qualidade na apresentação visual, a precisão científica e o domínio do conhecimento”, destacou o organizador do evento, professor André Luís Canuto Duarte Melo.
A Feira de Ciências contará com a participação cursos técnicos de Eletrotécnica, Edificações, Recursos Pesqueiros e Aquicultura, nas modalidades integrado e subsequente, e do curso superior de Engenharia Civil. As produções deverão utilizar as diferentes manifestações das disciplinas estudadas, de modo a valorizar a formulação de hipóteses, a compreensão dos fenômenos vistos em sala de aula e a socialização dos conhecimentos.
Segundo André Canuto, os alunos serão incentivados a aplicar diferentes recursos científicos e tecnológicos em seus trabalhos, na forma de banner, maquete ou protótipos. Os critérios usados na avaliação serão: criatividade e habilidade no uso de recursos para comunicação com o público; capacidade de transmissão da mensagem; presença de formas inusitadas de apresentação; interesse e relevância do tema; fundamentação teórica e exploração do conteúdo.
Fará parte programação do evento não só a mostra de experimentos, como também as atividades comemorativas à Semana da Água, que discutirá temas como a importância do extrativismo para a sustentabilidade da região Sul, onde está situado o município de âԳ. Uma equipe de professores do campus está fazendo um levantamento da realidade local para propor às autoridades competentes políticas de desenvolvimento sustentável com foco na pesca artesanal.
Redes Sociais