Campus âԳ firma parceria com Secretaria de Cultura voltada para a juventude
Objetivo é ampliar para o conjunto da população projetos nas áreas de ciência, tecnologia e cultura
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus âԳ e a Secretaria Municipal de Cultura firmaram importantes parcerias voltadas à juventude. O objetivo é ampliar os projetos de extensão nas áreas de ciência, tecnologia e cultura que têm sido exitosos nos últimos anos e promover um intercâmbio entre a comunidade acadêmica e os jovens estancianos.
Essa cooperação institucional abrange, num primeiro momento, iniciativas como o AstroIFS, o Show de Talentos e o grupo de pesquisa em Robótica. Além disso serão ofertados gratuitamente à população cursos de Formação Continuada Inicial e Continuada (FIC) para capacitação de mão de obra em atividades de alta demanda no município. Outra inciativa de destaque será a realização de uma mostra cinematográfica.
O Astro糵nasceu com a meta de difundir a astronomia por meio da realização de observações astronômicas, palestras e oficinas para a produção de sistemas solares em 3D, foguetes e planisférios aos alunos e servidores do 糵e comunidade do entorno. A intenção agora é levar o projeto para as escolas da rede municipal e promover atividades itinerantes.
O Show de Talentos, que surgiu da necessidade de contemplar as demandas por atividades culturais apresentadas pelos alunos nas reuniões do Conselho de Classe e promover a integração com os moradores da Cidade Nova e bairros adjacentes ao campus, vai ganhar as ruas. O evento será realizado no Centro da Cidade e incluirá um workshop sobre os cursos ofertados no instituto.
A equipe do grupo de pesquisa, que ano passado foi campeã do concurso de robótica da Universidade Federal de Sergipe (UFS), irá promover oficinas nas escolas públicas e disseminar conhecimentos em programação para um conjunto maior de estudantes. Os cursos FIC têm curta duração e são voltados à população que busca uma rápida absorção no mercado de trabalho.
Políticas públicas
“O 糵é uma grande instituição. Firmar estas parcerias sinalizam o fortalecimento de políticas públicas mais eficazes para a juventude estanciana. Todos têm a ganhar. Parabéns à gestão do campus âԳ por ser visionária e empreendedora”, ressaltou o secretário de Cultura, Carlos Menezes de Souza Júnior, que é assessor pedagógico do instituto cedido ao município e idealizador do Show de Talentos.
Segundo a diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, estão sendo discutidas outras possibilidades de cooperação para estreitar os laços institucionais e permitir que os jovens estejam cada vez mais preparados para além do mercado de trabalho. “O município, como ente mais próximo do cidadão, é um parceiro fundamental para que o 糵cumpra seu papel de inclusão através de uma educação pública e de qualidade”, enfatizou.
Redes Sociais