Parcerias institucionais beneficiam comunidade do Campus âԳ
A direção do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus âԳ está em busca de parcerias com instituições públicas e privadas para aprimorar os serviços prestados à comunidade. Nas últimas semanas, importantes parceiros se somaram à causa da educação para contribuir com projetos e ações que irão beneficiar, especialmente, alunos e servidores.
Com o objetivo de aumentar a qualificação dos pescadores, marisqueiros e demais envolvidos na cadeia produtiva da pesca no litoral Sul de Sergipe, a diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, e a professora Isabela Bacalhau, se reuniram com o secretário de Pesca do município de Santa de Santa Luzia do Itanhi, Frederico Gomes, no dia 19 de abril. O secretário ficou otimista com a parceria e destacou “a importância do curso para a formação e o aperfeiçoamento da mão de obra local”.
Na ocasião, foi apresentado o curso Técnico em Recursos Pesqueiros e toda a infraestrutura de laboratórios e salas de aula do 糵para a formação profissional. A ideia é matricular o maior número possível de pessoas de Santa Luzia para que tenham acesso a uma educação pública e de qualidade. As aulas devem começar no mês de junho, após a conclusão do processo seletivo e a divulgação da lista dos aprovados.
O curso de Recursos Pesqueiros tem duração de dois anos, com carga horária de 200 horas, e habilita o técnico a trabalhar como prestador de serviços nas áreas de produção pesqueira e aquícola, planejamento e gestão dos recursos pesqueiros, ecologia e educação ambiental, controle da qualidade do pescado, gestão de empreendimentos aquícolas e de embarcações, oceanografia e navegação marinha.
Sobre o curso
O curso conta com laboratório para manipulação de pescado e excelente infraestrutura. A formação dos alunos é complementada por visitas técnicas, aulas práticas e participação em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de educação ambiental, cultivo de peixe, de camarão marinho e de ostras. A meta é formar mão de obra especializada para atender a região Sul, um dos grandes polos pesqueiros do estado.
As principais competências do profissional de Recursos Pesqueiros são: preparar tanques e viveiros para produção aquícola; auxiliar na condução de embarcação nas áreas de pesca; trabalhar no beneficiamento do pescado; entre outras atividades. Entre as áreas de atuação, estão instituições públicas e privadas do setor aquícola; empresas de cultivo e beneficiamento de pescado; laboratórios de reprodução, larvicultura e engorda; laboratório de análise da qualidade do pescado e de forma autônoma.
Outras parcerias
Outras parcerias importantes foram firmadas com a Polícia Militar, o Hospital Amparo de Maria, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) e a Associação de Transporte de Passageiros do Município de âԳ (Astele), também no mês de abril.
“Essas parcerias são importantes na medida em que estabelecemos diálogos extra e intra institucionais, trocamos conhecimentos, experiências e construímos uma educação para além dos muros da escola. Precisamos conhecer o trabalho de outras instituições sérias que podem contribuir conosco e vice-versa, por meio de ações cidadãs e solidárias”, destacou a diretora Sonia Melo.
O comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, capital Jailson, fez uma palestra para alunos e servidores sobre prevenção às drogas e medidas de segurança. A ideia é que esse trabalho de prevenção à violência seja uma constante no IFS. Outra boa notícia na área de segurança é que a Astele solicitou os horários dos estudantes que usam o transporte público para que os microônibus do município possam parar em frente ao campus durante o início e término das aulas.
A direção do Hospital Amparo de Maria irá ofertar vagas de estágio remunerado para os alunos do campus dentro do programa Jovens Aprendizes. A medida irá contribuir para a qualificação profissional do estudante, além de auxiliar no orçamento doméstico. A Emdagro vai realizar cursos para a comunidade acadêmica em áreas como manutenção e jardinagem, alimentação saudável e economia doméstica. Já os pesquisadores do IPTI procuseram uma aproximação com os professores para formentar projetos conjuntos na área de pesquisa.
Redes Sociais