Campus âԳ recebe primeiras turmas dos cursos integrados
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus âԳ acaba de receber as primeiras turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio nas áreas de Eletrotécnica e Edificações. Antes do início do ano letivo, em junho deste ano, cerca de 80 alunos passaram por um curso preparatório de três meses com o intuito de fazer uma revisão geral das disciplinas do ensino fundamental e ampliar os conhecimentos básicos para um melhor desempenho acadêmico.
Além das aulas, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de atividades de extensão, como as oficinas de teatro e do projeto Astro糵- cujo objetivo é difundir a astronomia para as comunidades interna e externa do campus por meio não só de oficinas, como também de observações astronômicas, palestras e visitas técnicas. Todo esse trabalho preparatório foi muito bem recebido por discentes e docentes, que apresentaram altos índices de satisfação na avaliação realizada pela Assessoria Pedagógica (Asped).
Segundo o assessor pedagógico Carlos Menezes de Souza Júnior, a experiência foi tão bem-sucedida que passará a ser uma prática do Campus âԳ para todos os ingressantes dos cursos integrados. “A iniciativa do curso preparatório foi uma experiência bem exitosa. Aplicamos um questionário com os professores e discentes, todos eles afirmam que os objetivos foram alcançados e reconhecem o progresso desejado”, ressaltou.
Os principais resultados da pesquisa de avaliação realizada pela Asped indicam que: 100% dos docentes do curso preparatório em Eletrotécnica consideraram essa iniciativa eficiente e acreditam que deva ser repetida outras vezes; 83% dos docentes do curso de Edificações consideraram que após a etapa preparatória a turma passou a ter um desempenho pouco deficiente; 88,89 % e 83,33%dos discentes dos cursos de Edificações e Eletrotécnica, respectivamente, consideraram o 糵uma ótima instituição.
Ѵdzپçã
Os alunos, que passaram por um acolhimento no início das aulas, estão motivados, satisfeitos e bem preparados para os desafios acadêmicos que têm pela frente. A satisfação da maioria pode ser constatada em depoimentos como o de Lázaro Roberto de Araújo Menezes, 15 anos, da turma de Eletrotécnica. “Quero aproveitar o curso ao máximo para ser um estudante de destaque e ter boas colocações no mercado de trabalho. A preparação que tivemos antes vai ajudar muito nisso”, afirmou.
Débora Sâmi Bezerra Santos, 16 anos, está radiante com o fato de poder cursar Edificações no Instituto Federal de Sergipe. “Estou gostando muito. É uma oportunidade e tanto fazer o ensino médico e técnico todo junto, numa instituição que é conhecida pela qualidade da educação. Tenho certeza que só tenha a ganhar estudando aqui, nessa estrutura maravilhosa e com excelentes professores”, destacou.
Vaniele Pereira, 16 anos, da turma de Eletrotécnica, ficou especialmente satisfeita com o desempenho dos docentes em sala de aula e com o suporte que tem recebido do 糵até o momento. “Os professores ensinam bem e têm nos ajudado bastante. Isso é um estímulo para que sejamos dedicados e aplicados nos estudos. Sem falar nas condições de ensino e nas instalações, que são muito boas”, elogiou.
Kaytson dos Santos, 17 anos, também do curso de Eletrotécnica, vê a qualidade do ensino como um diferencial do instituto para que os estudantes possam conquistar um futuro promissor. “O 糵nos recebeu muito bem e está oferecendo o suporte necessário para que a gente aprenda mais e cresça no curso. Gostaria de agradecer especialmente aos professores, que têm sido dedicados e atenciosos”, destacou.
Ascom - Campus âԳ
Redes Sociais