Estudantes do Campus âԳ conquistam bolsa integral em Medicina
Das cinco vagas oferecidas pela Unit para alunos de escola pública da Região Sul, todas ficaram com o IFS
Por Carole Ferreira da Cruz
Das cinco vagas para bolsa integral no curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) na Região Sul, todas foram para o Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus âԳ. Os aprovados são egressos dos cursos técnicos de Sistemas em Energias Renováveis, Eletrotécnica, Edificações e Aquicultura, na modalidade integrada ao ensino médico.
O critério de seleção levou em conta aspectos como nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter estudado em escola pública e renda familiar. Todos os anos, desde que o curso de Medicina da Unit foi implantado, o Campus âԳ aprova de 60% a 70% das vagas, mas este ano o desempenho foi acima da média.
A trajetória desses ex-alunos é muito semelhante. A maioria conquistou vaga nas universidades federais ao concluírem o ensino médio no IFS, mas em cursos que não foram a primeira opção, e preferiram conciliar o ensino superior com os estudos para obter uma nota alta no Enem que fosse o passaporte para realizar o sonho de ser médico.
Esse foi o caso de Carlos Daniel Correa Santos, que ingressou no curso de Ciências Biológicas na UFS, mas ao longo do tempo percebeu que a Medicina era o que arrebatava seu coração. “A aprovação representou a concretização de um sonho compartilhado com minha mãe e tão desejado desde a infância, quando orava de forma despretensiosa, pedindo que aquele momento chegasse. O 糵contribuiu significativamente, mostrando que era possível acessar lugares que historicamente eram inacessíveis”, destacou.
Layane de Araújo Pereira fez um caminho diferente: trabalhava como Jovem Aprendiz pela manhã e estudava à noite no cursinho ofertado pelo Governo do Estado, o Preuni. “O 糵teve um papel importante durante o ensino médico por que eu tive a oportunidade de enxergar a educação como um meio para transformar minha vida, além de ter conhecido pessoas maravilhosas que foram meus pontos de apoio na escola”, comemorou.
Reconhecimento
Para a diretora da Unit - Polo âԳ, Adriana Rocha, é motivo de imensa satisfação receber os estudantes do 糵todos os anos. “Nós sabemos que eles têm uma preparação muito boa, um ensino médio reforçado, bem avaliado, são dedicados e esforçados. Além disso, temos observado um crescente interesse desses alunos pela graduação em Medicina, o que nos deixa muito satisfeitos”, ressaltou.
Também foram aprovados os egressos Felipe Barnabé de Oliveira Quintela, Maria Clara Soares e Rayssa Suyhane Santos Gomes. A conquista desses estudantes serve de inspiração para a comunidade escolar, de incentivo para que a instituição ofereça uma educação cada vez mais diferenciada e de motivação para que outros jovem acreditam que podem sonhar alto.
Redes Sociais