Campus âԳ entrega à sociedade os mais novos técnicos em Edificações
Prestigiada solenidade de formatura lotou o auditório da instituição na última sexta
*Por Carole Ferreira da Cruz
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus âԳ entregou à sociedade os mais novos técnicos em Edificações no modalidade integrado da região Sul. A formatura ocorreu em prestigiada solenidade que lotou o auditório da instituição e contou com a presença de familiares, amigos, servidores e professores.
A cerimônia foi aberta pela diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, que compôs a mesa acompanhada do gerente de Ensino, Leonardo Bonfim, da paraninfa, professora Vanessa Gentil Oliveira Almeida, do patrono, professor Antônio Fernandes Antero Cardoso, e da coordenadora do curso, professora Angelina Maria de Almeida.
Em seguida, a formanda Ester Magalhães Batista dos Santos prestou no juramento em nome da turma e, logo depois, ocorreu a entrega dos diplomas para 15 concluintes. A oradora, Letycia Silva Vidal, iniciou seu discurso honrando a vida da família, responsável pela rede de apoio para que os estudantes realizassem a primeira conquista no limiar da vida adulta.
Letycia motivou os colegas a perseverar diante das adversidades. “Vivemos juntos, todos com seus próprios objetivos, mas todos determinados a escrever a turma de Edificações 2023 como nenhuma outra igual. […] E agora chegou o momento de percorrermos um novo caminho, o caminho dos nossos sonhos, com uma oportunidade de enfrentarmos os desafios, encararmos novamente os nossos medos e fazermos do nosso futuro o melhor para nós”, afirmou.
A paraninfa, professora Vanessa Gentil, expressou toda sua gratidão por ter feito parte dessa trajetória acadêmica e reconheceu a determinação, o esforço e o talento dos formandos. “Ao receberem seus diplomas, saibam que estão recebendo mais do que simples pedaços de papel. Estão recebendo o selo de excelência, o reconhecimento de suas conquistas e o compromisso da dedicação em busca do conhecimento e da realização pessoal”, enfatizou.
Protagonismo estudantil
A solenidade foi encerrada com a fala da diretora Sônia Melo, que enalteceu o protagonismo dos estudantes ao desafiarem o 糵a aprimorar a oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade social. “Vocês nos permitem experienciar cotidianamente práticas para a melhoria constante de nossa instituição e nos inspiram a alcançar a missão de democratizar o acesso à educação profissional e tecnológica com formação integral”, destacou.
A diretora citou alguns feitos do Campus âԳ, que aprovou o maior número de projetos de pesquisa e extensão do IFS; e conquistou, em 2023, o prêmio de Melhor Escola de âԳ, a segunda colocação na Olimpíada Nacional de Foguetes e o certificado do selo ODS da ONU, em razão das ações realizadas pelo desenvolvimento sustentável. “Os dados mencionados ilustram também o quanto vocês são importantes na construção dessa história”, lembrou.
Sônia Melo concluiu seu discurso usando a história do piloto de guerra Charles Plumb, salvo ao pular de paraquedas após ser abatido pelo inimigo, como metáfora para encorajar os formandos a valorizar o que realmente importa. “Nunca percam de vista quem prepara o paraquedas para que vocês possam estar onde desejam estar. E, por fim, desejo que sejam abundantemente sonhadores, felizes e façam a diferença no mundo”.
Redes Sociais