Campus âԳ ganhará quadra poliesportiva em junho
Investimento de RS 814.950,23 foi resultado de emenda parlamentar liberada após apresentação de projeto e mobilização da Direção Geral
*Por Carole Ferreira da Cruz
Acabam de ser assinados o contrato e a ordem de serviço para a construção da quadra poliesportiva do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus âԳ, um sonho acalentado pela comunidade estudantil desde a oferta do ensino integrado, em 2016. O investimento é de RS 814.950,23 e foi resultado de emenda parlamentar liberada após apresentação de projeto e diuturna mobilização política da Direção Geral do campus, iniciada ainda em 2018 e incluída no plano de gestão daquele ano. A obra começa dia 24 de janeiro e deve ficar pronta em junho de 2023.
A quadra contará com piso interno em alta resistência polido e encerado, arquibancadas com dois patamares em estrutura concreto e alvenaria, cobertura em arco metálico treliçado e telha metálica curvada, instalação elétrica, Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) - um conjunto de equipamentos de proteção contra raios -, entre outros serviços auxiliares. A obra será realizada pela Construtora FCK LTDA e supervisionada pelos estudantes de Engenharia Civil do Campus âԳ durante estágio obrigatório.
Essa pauta esteve entre as prioridades da gestão desde que Sônia Pinto de Albuquerque Melo assumiu a direção. “Foi uma mobilização conjunta do campus, das diretorias de Planejamento, Obras e Projetos e de Litações e Contratos, da Reitoria e da assessoria parlamentar para que o primeiro grande passo fosse dado com a liberação dos recursos. A quadra irá fomentar ações de desenvolvimento para todo o município de âԳ e região Sul com o fomento de práticas esportivas e da culminância de ações de integração, pesquisa, extensão e inovação”, destacou.
A notícia repercutiu entre os estudantes, que não vêm a hora de usufruir de um espaço adequado para as atividades de esporte, lazer e cultura, antes realizadas na vivência. “A importância dessa quadra é gigantesca para cada aluno da nossa escola. A gente vai poder jogar e se divertir com tranquilidade e ter um lugar legal para se expressar, aliviar a tensão, viver de forma mais leve”, comemorou Marcos Gabriel do Nascimento Silva, 16 anos, do curso técnico de Eletrotécnica integrado ao ensino médio, que sonha em ser atleta de vôlei.
á comemorado
A possibilidade de estagiar no canteiro de obras é um dos aspectos que mais tem motivado os alunos de Engenharia Civil. “Essa é uma estratégia excelente, até por que fará com que a gente tenha uma aproximação com a execução das obras no próprio campus. Como sou uma estudante que reside em outro município, sei o quanto é difícil conseguir estágio que bata com nossa realidade, com relação a transporte principalmente. Então ter uma obra no IFS, local onde já estudamos, com possibilidade de ter uma vivência em obras real, se torna uma oportunidade imperdível e muito esperada”, ressaltou Mayra Alves, 25 anos.
Apesar das dificuldades orçamentárias e dos longos trâmites para a liberação dos recursos, o diretor de Planejamento, Obras e Projetos (Dipop), Marcus Alexandre Noronha de Brito, nunca desacreditou da obra. “A quadra foi a última licitação executada no exercício de 2022 e assim fechamos um ciclo de muito trabalho envolvendo inúmeros servidores que estiveram debruçados sobre todas as fases desse processo. Isso, sem dúvida, demostra o quanto conseguimos desenvolver nossa infraestrutura mesmo em tempos de tamanha limitação orçamentária. Parabéns ao Campus âԳ que em breve terá ao dispor um equipamento fundamental para a qualidade do ensino”.
A concretização desse sonho ansiado há mais de seis anos foi comemorada especialmente pelo professor de Educação Física Michel Habbib, que finalmente terá um local apropriado para a prática de atividades esportivas. “O campus ganhará mais um espaço para o desenvolvimento de uma cultura de qualidade de vida, não só física como mental, tanto para os alunos como servidores e comunidade do entorno, já que nenhuma escola do bairro da Cidade Nova possui uma quadra coberta”, afirmou.
Redes Sociais