Alunos do Compost糵promovem ação sustentável na Justiça Federal
Projeto do Campus âԳ realiza minicursos e oficinas sobre biofertilizantes, composteiras domésticas e técnicas de ressignificação do lixo
*Por Carole Ferreira da Cruz
Com a missão de ressignificar o lixo para transformar a sociedade, o projeto Compost糵do Instituto Federal de Sergipe – Campus âԳ está alçando voos cada vez mais altos. O mais novo feito foi o convite da Justiça Federal em Sergipe (JFSE) para participar da roda de conversa “A sustentabilidade no Serviço Público”, que contou com a presença de biólogos e especialistas da área ambiental.
A coordenadora do projeto, professora Aline Sá, falou das ações desenvolvidas com instituições parceiras e mostrou a importância da coleta seletiva e da reciclagem. Em seguida, os alunos do 糵demonstraram o processo de compostagem e presentearam os organizadores do evento com o abudo produzido a partir dos resíduos orgânicos coletados no campus.
A roda de conversa buscou estimular a reflexão e a mudança dos padrões de compra, consumo e gestão documental por meio da divulgação de boas práticas de sustentabilidade. Na ocasião, ficou definida a ampliação da parceria do 糵com o judiciário, que incluirá ações comunitárias com oficinas de compostagem para os moradores do entorno do fórum da Justiça Federal.
Segundo Aline Sá, a inclusão do judiciário na rede de parceiros será fundamental para que o projeto cumpra seu papel de formar multiplicadores e transformar vidas. “Lixo é matéria-prima fora do lugar e a coleta seletiva é uma responsabilidade de todos nós. Temos que replicar práticas sustentáveis em casa, na escola, no trabalho, na vizinhança, em todos os lugares possíveis”, ensinou.
A demonstração realizada pelos estudantes contou com o reconhecimento do público. “É sempre um prazer ser convidado e poder representar o campus e o projeto em oficinas, sendo apresentado pela professora como peça chave para o desenvolvimento das mesmas. Sigo em atividade para manter esse trabalho bem executado”, comemorou Jorge Nicolas Silveira de Souza, 17 anos, do curso Sistemas de Energias Renováveis.
O Compost糵promove ações sustentáveis, conscientizadoras e transformadoras por meio da produção de biofertilizantes e composteiras domésticas, da realização de minicursos, oficinas, capacitações e demais atividades de colaboração com ênfase no empreendedorismo sustentável. O projeto mantém parceria com a Prefeitura de âԳ, agricultores familiares da região Sul e catadores da Cooperativa de Reciclagem de âԳ (Coopere).
Os parceiros aprendem com os alunos técnicas de ressignificação do lixo, que passa a ter um destino útil e, até mesmo, lucrativo. Materiais inorgânicos e orgânicos podem ser transformados numa infinidade de produtos que renovam o ciclo da vida: arte, sabão, móveis, decoração, utensílios domésticos, adubos, biofertilizantes etc.
Sobre o evento
A roda de conversa da Justiça Federal em Sergipe foi promovida pela Comissão Socioambiental e Gestora do Plano de Logística Sustentável (Cosambi) e pela Comissão do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (CPQVT) no dia 21 de agosto, no Espaço de Convivência do fórum. A intenção foi sensibilizar o público interno da instituição sobre a importância da sustentabilidade e cumprir as metas do Plano de Logística Sustentável da Justiça Federal da 5ª Região.
Redes Sociais