Campus Aracaju ganha laboratório de Biologia
Projeto é uma iniciativa de três servidoras de cargos Técnico-Administrativos em Educação (TAE), biólogas de formação
O campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe (IFS) ganhou o seu primeiro Laboratório de Biologia direcionado a atividades de pesquisa e ensino. O espaço é de responsabilidade da Coordenação de Laboratórios de Ciências da Natureza (CLCNAT), gerida pela técnica de Laboratório Florilda Vieira da Silva, e está disponível a toda comunidade acadêmica. Por conta da pandemia do coronavírus não houve ato de inauguração.
O projeto, executado em 2020, vem com o objetivo de oferecer um ambiente favorável à aprendizagem, no qual os estudantes possam realizar atividades experimentais e com potencial investigativo, incentivando, dessa maneira, o entendimento e o interesse pela ciência através do estudo da Biologia.
A ideia de construção do laboratório surgiu em 2019 no imaginário e coração de três servidoras técnicas-administrativas em Educação (TAE): Érika Cristina Teixeira dos Anjos Brandão, técnica de laboratório de Biologia, Irane Gonçalves, técnica em Assuntos Educacionais e Camilla Silen, auxiliar em 峾Ծٰçã, todas biólogas de formação, participantes do edital número 27/Propex/IFS- Programa Institucional de Apoio a Laboratórios utilizados na Pesquisa, Extensão e Inovação nos campi (Pialab).
Érika Brandão ressalta o apoio que a equipe do projeto recebeu da Direção-geral do 糵campus Aracaju viabilizando os serviços de infraestrutura. “O apoio do professor Elber Gama (diretor-geral) foi fundamental para finalizar o projeto. Por meio de apoio institucional, sessão de espaço físico, de editais de financiamento, de projetos de pesquisas e da colaboração de alunos bolsistas e voluntários, esse espaço de pesquisa e ensino enfim se materializou. ”, comemora Érika Brandão.
Os ex-alunos Kauan Rodrigo e Mariana Xisto, egressos do curso técnico em Química, integrado ao ensino médio, também integram a equipe de implantação e trabalho de manutenção do espaço. Em março deste ano, Mariana concorreu no processo seletivo do Programa Jovens Embaixadores 2021 e foi selecionada para representar o estado de Sergipe com o projeto do Laboratório de Biologia do 糵campus Aracaju. “ Foi uma ideia muito elogiada pelos representantes da Embaixada”, afirma a egressa.
Redes Sociais