Registro Escolar é um lugar de memórias
O setor guarda a trajetória de cada aluno que passa pela instituição
Por Francielle Oliveira | com supervisão profissional de Marineide Bonfim (MTb 495/SE)
Os estudantes que já passaram, estudam ou ingressarão no Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju, provavelmente possuem algo em comum, isso porque, todos eles tiveram ou ainda terão o apoio da Coordenação de Registro Escolar (CRE), um dos setores de grande importância para o funcionamento da instituição.
Entre as inúmeras funções que o setor possui, está a responsabilidade de armazenar documentação dos alunos, desde o primeiro contato do estudante com a instituição, no ato da matrícula, onde entregam seus documentos pessoais e acadêmicos até a sua certificação na conclusão do curso, além de gerar requerimentos e atender solicitações dos estudantes durante todo o seu percurso na instituição e até mesmo depois da sua saída, se necessário e, nesse processo, organizar a caminhada estudantil de cada aluno em particular.
Além da certificação pelos cursos regulares, o 糵campus Aracaju, por meio da Coordenadoria de Registro Escolar, também exerce a função legal de ser certificador do “Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Entretanto, engana-se quem pensa que naquele acervo se encontram apenas papelada burocrática. O setor vai muito mais além. Com o passar do tempo, a CRE se tornou um lugar de memórias, onde é possível encontrar toda a trajetória acadêmica de cada estudante que já passou ou está na instituição. Se o aluno deu início à sua caminhada em um curso técnico integrado ao ensino médio e/ou subsequente, passa para a graduação e, ainda para uma pós-graduação, por exemplo, todo o seu percurso será preservado pela coordenação.
A CRE é um dos setores que podem ser chamados de “coração da escola”, porque ali se reúnem dados importantes sobre a vida escolar do aluno, que o acompanham no seu processo formativo durante o tempo em que permanece na instituição e, estão inseridos no sentimento de pertencimento às modalidades e níveis de ensino oferecidos.
A coordenadora de Registro Escolar do 糵campus Aracaju, Jane Santana, destaca a importância e abrangência do setor na instituição. “Toda vida acadêmica do aluno, está presente na CRE. Cada aluno tem a sua pasta individual, onde fica registrada e guardada todas as suas documentações e seu acompanhamento acadêmico, durante todo o seu período de tempo na instituição”, revela.
Dessa forma, o Registro Escolar se torna mais que um setor ou arquivo comum, nele está presente uma parte importante da vida de milhares de estudantes. Tudo isso contribui também para história e construção da memória da instituição. Além de, a partir de ações e experiências efetivamente vividas no processo de formação continuada dos alunos se torna possível a formação de fontes para a produção da escrita da história do ensino profissional no estado de Sergipe.
Atualmente, cada campus possui a sua coordenação de registro escolar, cada uma conta com um arquivo físico no próprio setor, que é chamado de “uso contínuo” onde se encontram as pastas mais atuais dos estudantes matriculados, outra parte do acervo fica localizada no arquivo geral da instituição, onde as fontes são guardadas e organizadas.
Entre as documentações e registros preservados pela CRE, encontram-se os documentos pessoais do aluno entregues no ato da matrícula (certidão de nascimento, identidade, comprovante de residência e outros), requerimentos solicitados pelo estudante durante o seu percurso acadêmico (requerimentos de aproveitamento de disciplinas, por exemplo), frequência nas aulas e atividades da instituição, boletins e certificação.
Redes Sociais