Egressa do campus Aracaju é aprovada em 1º lugar na Universidade do Algarve
Ex-aluna ganhou bolsa integral para estudar Arquitetura Paisagista na instituição
Aos 18 anos, Sofia Bicalho Dias Araújo, egressa do curso técnico integrado em Edificações do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju, conquistou o primeiro lugar no curso de Arquitetura Paisagista na Universidade do Algarve (UAlg), instituição de Ensino Superior de referência do Sul de Portugal, localizada em Faro, com cerca de 8 mil estudantes e 44 cursos, entre licenciaturas e mestrados. A estudante embarcou na tarde de ontem (21) para Belo Horizonte, Minas Gerais, onde visita familiares e, de lá, segue viagem porque as aulas começam no dia 7 de outubro.
Sofia concluiu o curso de Edificações no campus Aracaju em 2019 e fez o Exame Nacional do Ensino Médio no ano passado. Pelo Sistema de Seleção Unificada, SiSU, foi aprovada em segundo lugar para o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Com a nota do Enem, neste ano, também se candidatou a uma vaga no curso de Arquitetura Paisagista da Universidade do Algarve e, após avaliação técnica, conseguiu a primeira colocação.
A jovem optou pela experiência de estudar fora do Brasil. O curso tem uma duração de 3 anos. Desde 2014, estudantes brasileiros usam a nota do Enem a fim de ingressarem em universidades portuguesas. A conquista da ex-aluna é motivo de orgulho para família, professores e dirigentes do 糵campus Aracaju.
A coordenadora do curso de Edificações, professora Karinne Santiago Almeida, revela que Sophia Bicalho sempre compartilhou esse sonho, de ser arquiteta e de morar em Portugal. “ O estímulo aos sonhos de nossos alunos nada mais é do que mostrar que nada é impossível quando se batalha por um objetivo, ela é a prova viva que quando há perseverança, empenho e foco, os resultados acontecem! Leve sua doçura, educação, inteligência e criatividade para trilhar sua bela carreira em terras portuguesas, estou demais orgulhosa de ti”.
Para o diretor-geral Elber Gama o desempenho acadêmico da egressa do 糵campus Aracaju é motivo de orgulho. “Estamos sobejamente felizes pela magnitude da conquista pessoal imbricada, mas também por restar clarividente a relevância institucional, por meio da qualificação profissional de toda comunidade acadêmica e de sua política de excelência educacional, contribuindo no processo de formação e crescimento dos nosso discentes. Parabéns Sophia, que você possa alçar voos cada vez mais altos! ”.
Kenia Bicalho, mãe de Sofia, reconhece a importância do Instituto Federal de Sergipe na vida da filha. “Devido ao ensino ofertado no 糵campus Aracaju ela chegou em primeiro. O estudo e o conhecimento libertam”.
Redes Sociais