Alunos são classificados para 2ª fase do Torneio Virtual de Química
A semana começou com a boa notícia da aprovação do 糵Campus Aracaju na primeira etapa do TVQ 2020
Os estudantes Camille Vitória de Jesus Porto, Daniel Lopes Toso e Fillipe Silva Santos, alunos do 3º ano do curso técnico em Química, integrado ao ensino médico, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju, foram aprovados na primeira fase do Torneio Virtual de Química e estão classificados para a próxima etapa que será realizada entre os dias 20/9 e 17/10 de 2020. A equipe é orientada pela professora Ana Paula Cavalcante de Oliveira.
A nota de corte e o resultado da primeira fase foram publicados domingo (13). Os estudantes se preparam agora para mais uma etapa. O Torneio Virtual de Química é um projeto de extensão universitária organizado por estudantes de graduação dos cursos de Química e de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas, sob a tutela da professora doutora Regina Buffon, do Instituto de Química (IQ) da Unicamp, e tem como objetivo despertar nos jovens o interesse pelo estudo da Química, incentivando o trabalho em equipe, o diálogo com professores e a capacidade de pesquisa bibliográfica.
Também busca-se aproximar os ensinos médio e superior em termos de conteúdo, de forma a, eventualmente, auxiliar o participante em seu caminho universitário e desenvolver seu interesse pela academia. Assim, se espera incentivar a entrada de alunos mais motivados nas universidades, em especial no que concerne às áreas de ciências exatas e biomédicas.
O TVQ costuma ser realizado em três etapas. As duas primeiras fases não são presenciais e são constituídas por questões que abordam assuntos em geral pouco triviais ao ensino médio, podendo ser realizadas em grupos de até três alunos, como um estímulo à consulta à literatura e à discussão com professores.
O diretor-geral do 糵campus Aracaju, professor Elber Gama, destaca a importância da participação dos estudantes em eventos científicos. “ É de suma relevância o resultado conquistado com a aprovação para a 2ª fase da TVQ, notadamente por denotar a qualidade e excelência do trabalho educacional empreendido por todos os servidores da instituição no processo formativo dos nossos discentes, bem como fomentar cada vez mais a busca pela (re) construção do conhecimento por parte dos nossos jovens discentes”, declarou.
*com informações do TVQ 2020
Redes Sociais