Seminário discutiu o papel da sociedade civil organizada na gestão ambiental
Evento aconteceu nos dias 4 e 5 de junho no Centro de Pós-graduação do IFS
O primeiro Seminário sobre Meio Ambiente, Semeamb 2019, promoveu um amplo debate em relação à gestão, preservação e proteção ambiental em Sergipe. O evento reuniu alunos, egressos e professores dos cursos de Saneamento Ambiental, Edificações, Química e Engenharia Civil, além de especialistas.
A empregabilidade e mercado de trabalho na área ambiental – desafios, cenários e perspectivas foi o tema de abertura do seminário. O economista e servidor Wesley Oliveira Santos apresentou dados que foram coletados pelo Núcleo de Análises Econômicas da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Sergipe, setor responsável por analisar sistematicamente o mercado de trabalho no estado , de modo a elaborar estudos que permitam aos gestores do 糵avaliar os setores associado aos cursos que o Instituto oferta ou tenciona oferecer.
Já a consultora ambiental e sanitária, doutora em biotecnologia, Maria Gabriela Bispo de Almeida Araújo, ex-aluna do curso técnico em Química e do tecnológico em Saneamento Ambiental, explanou sobre sua trajetória acadêmica, iniciada no Instituto Federal de Sergipe. O professor Rodrigo Galotti atuou como mediador do debate.
O debate sobre “O Papel da Sociedade Civil Organizada na Gestão Ambiental /Discussões e Ações Efetivas” contou com as participações da presidente da organização Sócio Cultural Amigos do Turismo e do Meio Ambiente da Barra dos Coqueiros, Ângela Maria Lima, diretor-geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Mútua|Crea-SE), Ronald Vieira Donald, presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais de Sergipe (Aeamb-SE), Thiago Soares, presidente do Programa Jovens Profissionais do Saneamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (JPS/Abes-SE), Erasmo Gomes, e do presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe (CBHSE), Marcos Lázaro C. Santos. A professora mestre Louise Sampaio Brandão atuou como mediadora.
A “Preservação do Meio Ambiente Análise, Diagnóstico e Perspectivas” foi o assunto da mesa-redonda no segundo dia do seminário, 5. A presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental de Sergipe, Abes-SE, professora doutora Kelma Maria Nobre Vitorino, falou sobre educação ambiental e resíduos sólidos , o professor mestre do curso de Saneamento Ambiental do IFS, engenheiro civil Jorge Luiz Sotero de Santana, abordou o esgotamento sanitário e drenagem urbana e a especialista da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), tecnóloga Maria Helena Santos , comentou sobre saneamento e licenciamento ambiental. A professora Maria Silene da Silva atuou como mediadora.
A última atividade do evento foi o debate em torno das “Ações Desenvolvidas pela Sociedade Civil organizada em Gestão Ambiental - Ações no Saneamento Ambiental e no Meio Ambiente RMA”, em que contou com as presenças da promotora de Defesa do Consumidor do Ministério Público de Sergipe, Euza Missano Costa, engenheiro Ronald Vieira Donald, representando o Crea - SE, ouvidor da Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros, Edson Aparecido dos Santos e do presidente do Conselho das Associações de Moradores dos bairros Aeroporto e Zona de Expansão de Aracaju (Combaze), Givaldo Santos. A professora especialista Karinne Santiago Almeida atuou como mediadora.
RESULTADO
O seminário proporcionou informações sobre diagnóstico ambiental e cenário na Região Metropolitana de Aracaju quanto a educação e resíduos sólidos, esgotamento sanitário e drenagem urbana, análise diagnóstico situacional, aliado a ações de licenciamento ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) de Aracaju, fomentando a discussão e divulgação dos aspectos positivos e fragilidades apresentados pelos palestrantes.
Os organizadores avaliaram que o evento proporcionou aos estudantes e egressos a prática da discussão de assuntos relacionados à área do saneamento e meio ambiente e destacaram o papel do 糵na promoção de debates de temas atuais com os representantes de órgãos ambientais de controle, setores públicos e privados ligados ao gerenciamento e manejo dos resíduos sólidos e recursos hídricos em Sergipe.
O primeiro Seminário sobre Meio Ambiente, Semeamb 2019, foi organizado pelas coordenadorias de Saneamento Ambiental (CSA), Engenharia Civil (Coec) , Licenciatura em Química (Coliqui) e Edificações (Coed) do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju. O evento foi coordenado pelo professor mestre Jorge Luiz Sotero.
Redes Sociais