Mais de 30 alunos participam da Olimpíada Brasileira de Biologia
Prova acontece neste sábado, 23, das 8h às 12h no campus Aracaju
Um grupo formado por 34 alunos de cursos técnicos integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Sergipe - campus Aracaju participa neste sábado, 23, da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), concurso promovido anualmente pelo Instituto Butantan. A prova é composta por 30 testes de mútipla-escolha e será classificatória para a segunda fase. O aluno que ainda não está inscrito e tem interesse em participar da competição, pode fazer a sua inscrição (gratuita) até esta quinta-feira, 21. Basta procurar a coordenadoria local do evento, a professora mestre Maria Jeanne D’Arc Paula de Lima, da coordenadoria de Ciência das Natureza (CCNAT).
Somente passarão para a 2ª fase os alunos que obtiverem o número de acertos igual ou superior ao da nota de corte, que será divulgado no site da OBB- no dia 8 de abril. Para a professora Jeanne Lima a importância da participação do alunos do campus Aracaju na olimpíada está na oportunidade de medir os conhecimentos adquiridos e interagir com os demais participantes. “ Esperamos uma boa classificação nesta fase inicial, assim como a possibilidade de participar de outros eventos importantes na vida acadêmica”, afirma.
Podem participar da OBB alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e alunos do Pré-Vestibular que não estejam matriculados em instituição de ensino superior e que tenham, até o dia 1º de julho de 2019, no máximo 19 anos. A prova da segunda fase está programada para 28 de abril com horário e local a serem definidos. Nesta etapa, a prova é composta por 100 testes de múltipla-escolha, abordando o mesmo conteúdo programático da 1ª Fase. Somente os 15 primeiros colocados (do primeiro ao décimo quinto) nesta fase poderão participar da 3ª etapa, que ocorrerá no Instituto Butantan de 20 a 26 de maio deste ano.
3ª Fase
Os alunos classificados para a 3ª fase serão capacitados e avaliados nas atividades práticas por uma equipe composta por pesquisadores e educadores do Instituto Butantan. Essa avaliação corresponderá a 50% da nota final desta etapa. Os alunos ainda farão uma prova composta por 20 questões de múltipla-escolha elaborada pela equipe Butantan, onde cada questão apresentará 4 proposições que deverão ser classificadas como verdadeiras ou falsas.
Quatro alunos (do primeiro ao quarto classificados na OBB) serão selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), quatro alunos (do quinto ao oitavo classificados) serão selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Iberoamericana de Biología (OIAB) e dois alunos (do nono ao décimo classificados) serão escolhidos como suplentes, no caso de algum dos classificados finais não poder participar das olimpíadas internacionais.
A Olimpíada Brasileira de Biologia foi fundada em 2004 e é organizada desde 2017 pelo Instituto Butantan. Antes, era organizada pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio). Os principais objetivos da OBB são estimular o interesse ativo em estudos biológicos e aproximar a universidade do ensino médio de biologia, diminuindo o tempo de defasagem entre as inovações científico-tecnológicas e sua divulgação aos estudantes de nível médio.
As provas abordam conteúdo de citologia, botânica, zoologia, anatomia, histologia, fisiologia e embriologia animal, genética e evolução, ecologia, etologia, biossistemática e noções de farmacologia. “ Eventos como este abrem as portas para o incentivo à pesquisa e cessão de bolsas de estudos para os estudantes”, avalia a coordenadora local da olimpíada, professora Jeanne Lima.
*com informações da OBB
Redes Sociais