Comunidade acadêmica pode sugerir prioridades para o Plano Anual de Trabalho
A Coordenadoria de Planejamento, Coplan, do campus Aracaju receberá sugestões sobre as metas que serão incluídas no PAT até sexta-feira, 30 de novembro
Com o intuito de receber sugestões da comunidade acadêmica sobre as metas que serão incluídas no Plano Anual de Trabalho para o ano de 2019, a Direção Geral do Campus Aracaju, por meio da Coordenadoria de Planejamento, abriu consulta pública para a construção participativa do PAT. Alunos, professores e técnicos administrativos do campus Aracaju podem enviar suas contribuições até sexta-feira, 30 de novembro, para o endereço eletrônico: coplan.aracaju@ifs.edu.br
De acordo com o coordenador de Planejamento do Campus Aracaju, tecnólogo em Gestão Pública, Oscar Costa Diniz, a comunidade pode sugerir a criação, alteração ou levantar críticas sobre as metas que serão incluídas no PAT para o ano de 2019. “ É uma ação que visa aprimorar e disseminar a cultura do planejamento institucional no 糵Aracaju” , explica o agente de planejamento.
A abertura para a comunidade, atesta Oscar, tem como objetivo fortalecer a construção participativa do Plano Anual de Trabalho, além de apresentar parte do trabalho desenvolvido pelo campus.
Em um primeiro momento houve uma construção participativa dos servidores que discutiram as problemáticas e oportunidades a serem trabalhadas e definiram as prováveis metas dos seus setores. Já em uma segunda fase, aconteceram reuniões da comissão de planejamento, constituída de representantes dos discentes, docentes, técnicos administrativos e gestores, com o objetivo de discutir e deliberar sobre os indicadores e metas enviados pelos setores, buscando definir prioridades.
Nesta terceira etapa a Coplan convida a comunidade acadêmica para contribuir com sugestões, o que permitirá aprimorar a construção coletiva do PAT 2019. “O processo de construção endêmica e participativa das nossas metas e indicadores é de suma importância para o aperfeiçoamento do plano. Estamos em busca de um planejamento que possa de fato contribuir e que seja exequíve”, afirma Oscar.
O agente de Planejamento também esteve reunido com os representantes das coordenadorias de cursos. Nesses encontros, segundo Oscar Diniz, ocorreram diálogos produtivos. “Conseguimos chegar a definições de indicadores que ao final do processo tendem a gerar produtos e resultados que irão melhorar o trabalho e a qualidade do Campus Aracaju do IFS”, revela.
Processo de elaboração do PAT
As referências para a criação de metas e indicadores são os objetivos estratégicos que estão inseridos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014 – 2019, documento norte para o planejamento do IFS. Esses objetivos servem como fontes para todas as unidades da instituição e, são reavaliados periodicamente por meio de regulamentos, relatórios de gestão e ferramentas próprias do planejamento como a analise SWOT, conhecida no Brasil como FOFA, aliadas à metodologia Balanced Scorecard (BSC).
Redes Sociais