Seminário sobre indicadores de qualidade será aberto quarta-feira
O evento é gratuito e aceita inscrições de estudantes do curso superior de tecnologia em Saneamento Ambiental e áreas afins até hoje, dia 9, pelo Sistema de ʳܲçõ do Instituto Federal de Sergipe (Sispubli)
O Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe vai dedicar dois dias desta semana para discutir temáticas relevantes e atuais sobre o amplo campo do saneamento básico e do saneamento ambiental, com especial interesse na realidade de Sergipe. O 1º Seminário de Saneamento Ambiental do IFS, Senear-SE, acontecerá quarta e quinta-feira, 11 e 12 de abril, a partir das 19h, na sala 1-S.
Com a escolha da temática Indicadores de Qualidade Ambiental em Saneamento, o evento pretende contribuir com o debate sobre avaliação de infraestrutura e dos serviços de saneamento, sem perder de vista a questão socioambiental na qual está inserida.
A qualidade ambiental é a meta maior das ações e iniciativas de saneamento, e para tanto, a escolha de dados, a utilização de indicadores, índices e o uso de ferramentas de geoprocessamento contribuem fortemente na definição de parâmetros adequados e na seleção de estratégias de monitoramento do meio ambiente.
“A compreensão da dinâmica dos sistemas de indicadores ambientais, na perspectiva da tão almejada qualidade do meio ambiente, convida a reflexões a respeito da sustentabilidade em seus mais variados âmbitos”, afirma o professor doutor José Wellington Carvalho Vilar, coordenador do evento. Segundo ele, a discussão sobre parâmetros de qualidade ambiental e indicadores de vulnerabilidade seguramente ampliará o conhecimento a respeito do saneamento, envolvendo questões sobre inovações e potencialidades nesse campo do conhecimento.
O evento reunirá especialistas, pesquisadores e professores e espera-se que os alunos do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental do 糵e de áreas afins dialoguem com questões associadas à qualidade do meio ambiente, em conexão com os principais subcampos do Saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos.
O seminário é fruto do esforço da equipe que compõe a Coordenadoria de Saneamento Ambiental (CSA) e dos grupos de pesquisa do IFS: Gestão Territorial de Ambientes Costeiros (GESTAC); Ensino, Saúde e Meio Ambiente; e Saneamento Ambiental.
ʸ鰿Ҹ鴡ѴÇÃ
O primeiro dia do evento terá mesa redonda, seguido de debate, sobre Indicadores Geoambientais de Saneamento: A atualidade do debate, com participações da professora doutora Aline Carolina da Silva, do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, doutor Eudes de Oliveira Bomfim, da Fundação Renascer de Sergipe e a mestre Alzênia Menezes Silveira, do Departamento de Estradas de Rodagem – DER. A professora doutora Maria Silene da Silva do 糵atuará como mediadora.
No segundo dia, a mesa redonda debaterá sobre Indicadores de Vulnerabilidade Ambiental: desafios e possibilidades para o saneamento com a participação da professora mestre Alizete dos Santos e os professores mestres Leandro Barros de Santana e Heleno dos Santos Macedo, doutorandos da Universidade Federal de Sergipe. O mediador será o professor mestre Cícero Marques dos Santos – IFS.
Redes Sociais