Estudante concorre a uma vaga para representar o Brasil
Enzo Luiz Cunha Guedes tem 17 anos e é aluno do curso de Alimentos/Integrado do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju. Ele é o único representante de Sergipe entre os 20 finalistas, na modalidade Ensino Médio, que concorre a uma vaga para representar o Brasil na terceira edição do Concurso de Contos Latino-americano “O Futuro em Nossas Mãos”, promovido pela Fundação Mapfre.
Os participantes tiveram que escrever um conto sobre como eles veem o futuro e como se veem nesse futuro. Os finalistas foram escolhidos por meio de voto popular via Internet. O conto de Enzo ficou em 14º lugar. Agora, os vinte melhores serão julgados por uma banca que elegerá o representante do Brasil na etapa internacional.
Enzo escreveu a história de um menino que quer construir o futuro agindo agora. “Escrevi para que as pessoas lembrem que suas ações hoje se refletirão no seu futuro”, explica. O estudante está otimista e aguarda ansioso pelo resultado, que será divulgado nos próximos dias.
Ѵdzپçã
O interesse pela escrita veio depois da paixão pela leitura. Aos dez anos, Enzo trocava as brincadeiras de criança por livros, preferencialmente romances. Ao ingressar no Campus Aracaju do 糵em 2014, o estudante diz que se sentiu ainda mais estimulado para leitura ao encontrar na biblioteca da instituição um extenso acervo.
Sobre o concurso
A competição envolve alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de 18 países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
O objetivo desta iniciativa, dirigida pela Área de Ação Social da Fundação Mapfre em colaboração com a OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos) é incentivar a leitura e a criatividade entre as crianças e jovens de 6 a 18 anos na América Latina.
Redes Sociais