Ação do “Maio Amarelo” movimenta Campus Aracaju
O mês de maio não passou em branco no Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju. Na noite de quarta-feira, dia 25, a campanha educativa Maio Amarelo movimentou a comunidade acadêmica com a entrega de folders, exposição e muito debate por um trânsito mais seguro.
O evento gratuito foi organizado pela turma do 3º período do Curso Técnico de Segurança do Trabalho com o objetivo de discutir a importância da direção defensiva, estimulando a participação de alunos e servidores do 糵para ações diárias que promovam um trânsito mais seguro.
A atividade fez parte da disciplina de Práticas Profissionais I, que é ministrada pela professora Patrícia Rodrigues, e contou com o apoio da Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalho. O resultado foi satisfatório, segundo avaliação dos organizadores, pois contou a participação de todos os alunos do Campus Aracaju do período da noite.
ʰDzçã
“A década de ação para a segurança no trânsito (2011 – 2020)” foi o tema abordado pela professora Patrícia Rodrigues na solenidade de abertura, às 19 h, na sala 2 s, no Campus Aracaju. Na seqüência, o agente de Trânsito da cidade de Nossa Senhora do Socorro, Edivaldo Garangau Vitório, debateu com o público sobre a campanha Maio Amarelo.
O excesso de velocidade e o uso do cinto de segurança também estiveram em discussão. O assunto foi abordado pelos alunos Ericles Roberto Pereira Santos e David Lucas Lima Barroso. Um dos momentos mais marcantes foi o relato de experiência de Elis Anthonny, vítima de acidente de trânsito.
Os alunos Igor de Jesus Santos e Ramon Souza Nascimento falaram da segurança no transporte marítimo. Já os estudantes Carina Barros e Lucas Felipe Sacerdote abordaram o respeito à sinalização e aos pedestres.
O professor Fábio Brandão, que ministra a disciplina Segurança no Trabalho 2, palestrou sobre o tema “motociclista e periculosidade: uma reflexão sistêmica”, encerrando a programação.
Maio amarelo
Em 11 de maio de 2011 a Organização das Nações Unidas – ONU decretou a década de ações para a segurança no trânsito (2011 – 2020), tendo como meta reduzir os acidentes em escala nacional e global.
Redes Sociais