Ações no campus garantem bem-estar da população felina
Direção-geral alerta que abandonar animais é crime previsto em lei
Desde 2021, o Instituto Federal de Sergipe, 糵campus Aracaju, tem um grupo de servidores que se dedica ao trabalho voluntário de manejo com gatos abandonados que habitam e circulam por diversos locais internos da instituição. No primeiro semestre, a população de felinos chegou a 30, seis filhotes foram adotados e atualmente há em torno de 24 gatos no campus. O abandono de felinos tem se tornado frequente, por isso a Direção-geral está promovendo ações voltadas para a conscientização, castração, combate aos maus tratos e adoção.
Os serviços de castração vêm sendo desenvolvidos desde 2021, por meio de ações voluntárias de alguns servidores do campus em parceria com as ONGs Projeto Canto Animal e Projeto Manjedoura, mas se intensificaram após reunião entre a gestão do campus e o Programa Aju Animal da Prefeitura de Aracaju, ocorrida em março deste ano. A castração é uma medida essencial para controlar a população de gatos no campus, além de facilitar o monitoramento dos animais por meio do microchip implantado durante o procedimento.
Professor Francisco Gumes informa que outras ações estão sendo planejadas, incluindo o contato com o Centro de Zoonozes da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe para avaliar a possibilidade de vacinar os gatos do campus. Estão sendo discutidas também parcerias para a adoção dos felinos castrados e microchipados, em conjunto com os mutirões do Programa Aju Animal.
ѷմÇÃ
Uma das ações da equipe de voluntários foi concentrar a alimentação dos felinos em pontos definidos no campus Aracaju. No final do ano passado, a Direção-geral construiu um abrigo para os gatos com bebedouros e comedouros, onde estão sendo disponibilizados água e ração seca. Voluntários da instituição monitoram diariamente o local para reabastecer os recipientes. Essa medida colabora para que os animais recebam alimentação adequada, evitando restos de alimentos humanos, e se mantenham saudáveis.
Sinalizações indicando o local para alimentação dos gatos estão espalhadas pelo campus. O abrigo fica localizado ao lado do setor de manutenção que é uma área aberta, de livre circulação, com areia e menor circulação de pessoas. Esse local foi escolhido visando o bem-estar dos animais, assim como para maior controle e manejo da população (alimentação, castração, medicação, vacinação, fornecimento de água e adoção).
A escolha de um local específico evita que os gatos sejam alimentados em ambientes que possam lhes causar acidentes, como em áreas de estacionamentos, onde existe o risco de atropelamento, além de diminuir a possibilidade de incidentes nas pessoas como arranhões e/ou mordidas, caso os animais se sintam ameaçados.
AÇÕES EDUCATIVAS
A Direção-geral em conjunto com os voluntários elaboraram cartazes para sensibilização da comunidade acadêmica visando promover o bem-estar e segurança da população de felinos, dos alunos, servidores, colaboradores e visitantes do campus. Um deles para divulgação dos locais de doação de ração. Atualmente existem dois pontos de arrecadação: na recepção principal e no setor de manutenção do campus Aracaju. Para mais informações a respeito de doação de ração, ligue 3711-3157.
Outra campanha é contra o abandono e maus tratos com divulgação das Leis Federais n° 9.605/98 e n° 14.064/2020 que tratam das penalidades para casos de maus-tratos a cães e gatos com penas previstas de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição de possuir animais. Em casos em que o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.
Se você viu alguma ação referente ao abandono e crueldade contra os felinos no campus entre em contato com o Canal de denúncias: (79) 3711-3157 ou (79) 3711-1444 ou e-mail: ouvidoria@ifs.edu.br. Para contactar ou denunciar a presença de animais soltos ou abandonados nas ruas de Aracaju: Centro de Apreensão: (79) 99151-0315 ou Ouvidoria da Empresa Municipal: (79) 3021-9908.
A Direção-geral alerta que é proibido o abandono de animais no campus e que o espaço está sendo monitorado. Caso alguém seja flagrado abandonando gatos ou outros animais nas dependências da instituição, a pessoa será encaminhada para as devidas providências legais.
Redes Sociais