糵Aracaju oferece experiência de aprendizagem por meio do surfe
Professores e acadêmicos assumem o desafio de trabalhar a educação ambiental e conceitos matemáticos a partir da prática do esporte
Um grupo de 19 alunos do 9º ano da escola municipal de nsino fundamental Santa Rita de Cássia, localizada no Bairro América, na capital, participou sábado (11) de uma a atividade lúdica e criativa coordenada por professores e acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju. Uma experiência única de aprendizado, abordando combinatória (Princípio Fundamental da Contagem), educação ambiental e a prática do surf.
A ção foi desenvolvida entre 8h30 e 12h na praia da Costa, Município de Barra dos Coqueiros, a 7 km de Aracaju, pelos discentes Ana Sara de Jesus Pinheiro e Andréa Carla Guimarães dos Santos (licenciatura em Matemática) e Luiz Paulo da Conceição (saneamento Ambiental) e os instrutores de surf, membros do Projeto Onda do Bem, Antônio Sérgio de Oliveira Santos, Yuri Freire, Fabiano Cruz Rodrigues, Ana Clara, Carla Chagas e Luca Tony, que desenvolvem regularmente nas manhãs de sábado atividades de surfe aberta ao público. Três guarda-vidas da Prefeitura da Barra dos Coqueiros atuaram, inicialmente com instruções sobre cuidados ao entrar no mar e depois acompanhando da areia a prática de surfe.
A iniciativa faz parte do projeto “SurfeMatemática: o 糵na comunidade”, que visa contribuir de forma efetiva e significativa na formação dos discentes de graduação envolvidos neste projeto de extensão através de experiências de aprendizado prático, utilizando o surfe como uma âncora para o ensino de matemática e para reflexões sobre o meio ambiente, e assim, repercutir na divulgação e consolidação dos cursos de Licenciatura em Matemática e Saneamento Ambiental do Campus Aracaju do 糵perante a sociedade sergipana.
O coordenador do projeto, professore Davy Christian Souza Cardoso, do curso de Licenciatura em Matemática, abriu a programação com voz e violão, cantando músicas elaboradas por ele especificamente para esta atividade. Em seguida, professor José Guimarães de Carvalho Neto, do curso de Saneamento Ambiental, e o discente Luíz Paulo, discorreram sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global, contextualizando informações e reflexões sobre a relação entre a terra e os impactos oriundos das Revoluções Industriais, explicando as perturbações climáticas consequentes das atividades humanas diante da emissão dos gases do efeito estufa, incluindo queima de combustíveis fósseis, agropecuária, desmatamento e queimadas. A dupla continuou debatendo alguns fatos sob a forma de um quiz interativo com os estudantes.
O secretário de Meio Ambiente Edson Aparecido dos Santos, esteve presente na ação , acompanhado por funcionários da pasta e pela engenheira ambiental Thiena Gabriela Santana, e falou sobre as características ambientais da Barra dos Coqueiros, como possuir o maior manancial de mangue da América Latina e quase 40% de seu território ainda preservado ambientalmente, deste total inclui o Parque Estadual Marituba (PEMA) e 16 milhões de km² da reserva municipal de manguezal.
Antes do grupo entrar no mar, o professor Davy Christian e as acadêmicas Ana Sara e Andréa Carla apresentaram ao alunos algumas questões de análise combinatória envolvendo a prática deste esporte em duplas, as chamadas baterias de dois surfistas. A resolução da questão aconteceu de forma dinâmica, na qual os estudantes participaram ativamente no processo de dedução do problema. Ao final da atividade, aconteceu uma breve instrução com os guarda-vidas da Barra dos Coqueiros e os monitores do projeto Onda do Bem acompanharam os estudantes que quiseram surfar no mar da costa sergipana.
Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia participaram da ação acompanhados da diretora geral, professora Jane Santana da Silva, coordenadora pedagógica, professora Adelfa Iliana Baptista Aldabalde, do professor de matemática Alisson de Oliveira Silva, da professora de Educação Física Andreia Passos Souza, do auxiliar de desenvolvimento infantil Cleber da Paz Silva e do estagiário de matemática José Henrique Santos Ferreira Gonzaga.
A atividade contou com a participação dos professores do 糵campus Aracaju, Tasso Gabriel Coelho Mendonça (curso técnico em Química), como instrutor de surfe para o público estudantil, e de Nara Vieira de Souza, do curso de Gestão de Turismo.
Redes Sociais