Campus Aracaju se prepara para Campeonato de Futebol de Robôs por Simulação
Torneio terá participação de estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio
A Coordenadoria de Eletrônica do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, reuniu no dia 29 de agosto estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em um workshop de preparação para o II Campeonato de Futebol de Robôs por Simulação que acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro deste ano, no Laboratório 33 do IFS, das 7h às 13h. Neste mês de setembro, a coordenação promoverá mais uma atividade preparatória, uma oficina, ofertada aos alunos por meio de duas turmas: a primeira no dia 5 de setembro e a segunda em 19/09. As inscrições para participar dos eventos são gratuitas e devem ser realizadas pelo Sistema de ʳܲçõ do 糵(Sispubli).
O campeonato envolve os estudantes do ensino integrado, juntamente com seus técnicos (orientadores). Eles irão desenvolver estratégias e programas para os seus times, visando as possíveis jogadas que cada jogador poderá executar no campo, com o objetivo de fazer gols no campo adversário e vencer as partidas.
O ambiente de simulação utilizado é o software de simulação The Robot Soccer Simulator™ que apresenta um campo de futebol virtual, os robôs dos dois times e a bola, através do qual é realizada uma partida de futebol de robôs autônomos. Cada time possui cinco jogadores, cujos movimentos são programados, podendo ser goleiro, defensores, meio campistas e atacantes. Para implementar as estratégias de jogo será utilizada a linguagem de programação Lingo.
Nesta fase de preparação serão definidas as regras da competição, material de divulgação, inscrição de equipes, treinamento e plantão de dúvidas para os participantes. Na competição serão premiados os três primeiros colocados, denominados como campeão, vice-campeão e terceiro colocado.Todos os participantes receberão um certificado de participação.
O Campeonato de Futebol de Robôs por Simulação é coordenado pelas professoras Danyelle Mousinho Medeiros Santana e Leila Buarque Couto de Matos e o técnico em laboratório Renan Oliveira Silva. “Utilizar uma competição e desenvolver um ambiente amigável de futebol de robôs busca aproximar um esporte que é paixão nacional a um ambiente lúdico de aprendizagem de programação, lógica, matemática, física e educação física, promovendo a interdisciplinaridade, a motivação dos estudantes e a aprendizagem significativa, unindo ensino, pesquisa e extensão de forma concreta, e disseminando a robótica educacional no 糵campus Aracaju.”, avalia professora Leila.
OBJETIVOS
O campeonato quer atrair o interesse dos estudantes para as áreas de Ciência e Tecnologia utilizando ambiente amigável de futebol de robôs. O evento pretende ainda desenvolver competências nas áreas técnicas e habilidades interpessoais no estudantes, estimular a participação dos alunos utilizando atividades lúdicas, fomentar robótica educacional no 糵campus Aracaju e aprender, na prática, conceitos básicos abstratos ensinados na matemática, física, além de lógica e linguagem de programação através do desenvolvimento dos programas dos times.
A coordenadora-geral do evento, professora Danyelle Mousinho, afirma que ao final de todo o processo de organização, execução e finalização do campeonato espera-se alcançar o interesse dos estudantes para as áreas de ciência e tecnologia, abrangendo de forma interdisciplinar a aplicação dos conteúdos vistos em sala de aula na utilização de conceitos básicos abstratos ensinados na matemática, física, lógica e linguagem de programação através do desenvolvimentos dos programas dos times, utilizando um ambiente lúdico aplicado ao jogo de futebol com robôs simulados a partir do The Robot Soccer Simulator™. Além de desenvolver a habilidade de trabalho em equipe, liderança e competitividade de forma saudável entre os alunos, uma vez que será aberto para todos os estudantes dos seis cursos integrados.
Outro ponto que se pretende atingir, segundo o técnico em laboratório Renan Oliveira Silva, é o fomento da robótica educacional no 糵campus Aracaju, desenvolvendo mais atividades que permitam o aprendizado de forma lúdica aos estudantes e cada vez mais diversificando o portfólio de ações. Mais informações sobre a competição pelas mídias sociais do evento.
Site:
Redes Sociais