Ação promoverá sensibilização ambiental por meio da arte circense
Atividade “Eu re-circo sim! Circo e Sustentabilidade no Campus Aracaju” acontecerá quarta-feira
Respeitável público, o circo vem aí! O projeto TARS – Tecnologia a favor da Sustentabilidade do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju, trará no dia 16 de novembro para o Espaço de Convivência Leyda Regis uma atividade lúdica com o Circo Rueda, com a presença da Luz Rivero (palhaça luperta) e Tony Aranguren (palhaço vermelho ). A ação destinada aos estudantes, professores, técnicos administrativos e terceirizados, acontecerá das 11h50 até 12h30, e tem objetivo de sensibilizar e discutir a importância da utilização do Ecoponto, instalado na área da instituição, em parceria com a Empresa Municipal de çDz Urbanos (Emsurb).
A Atividade denominada “Eu re-circo sim! Circo e Sustentabilidade no Campus Aracaju” quer que a comunidade acadêmica entenda a importância da separação do lixo para reciclagem. A intervenção do projeto acontece para que as pessoas tragam de casa o lixo seco (papel, papelão, latinhas e garrafas plásticas) para depositar no EcoPonto. “Sabe-se que a arte circense é diversão, alegria e luz. É um ambiente cheio de magia , nos transportando a vivências e sentimentos incríveis, uma das principais fontes de diversão e entretenimento”, afirma a coordenadoria do Projeto Tecnologia a favor da Sustentabilidade, professora doutora Regina Celia Bastos de Andrade.
Ela acredita que o circo traz vida à imaginação, o que justifica a sensibilização por meio da arte circense. “O circo é um espetáculo cultural e, compreendido como um local que vislumbra os olhos, e uma manifestação cultural. Um instrumento que possibilita diversos aprendizados, desenvolvimento de habilidades motoras e discussão de valores.
Segundo a professora, usando a arte do circo, em suas enormes possibilidades pedagógicas, de novos entendimentos, autoreflexões, resiginificações, o projeto TARS sensibilizará alunos, servidores (professores e técnicos administrativos) e tercerizados para a compreensão da participação, e dos desafios propostos quanto a reciclagem de materiais.
O projeto foi iniciado a partir de 2020 no 糵campus Aracaju e, na atual fase, desenvolve um trabalho de educação ambiental nas salas de aula, espaços de convivência e mídias. Os benefícios trazidos pelo EcoPonto são: menos impacto na cidade e ecossistemas, destino correto do material gerado em casa, ajuda na assistência a família de catadores, uma vez que o lixo seco tem valor de mercado, será coletado pela Emsurb e doado a Cooperativa de Catadores (Care) para ser vendido.
Redes Sociais