Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas dzí > Reitoria > Comissão Nacional de Ética em Pesquisa realiza trabalho de reconhecimento no IFS
Início do conteúdo da página
Ê

Comissão Nacional de Ética em Pesquisa realiza trabalho de reconhecimento no IFS

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Quarta, 15 de Mai de 2019, 09h26

dentro 1Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do 糵foi criado em 2015 e recebeu a primeira renovação em 2018

Duas consultoras da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) estiveram no Instituto Federal de Sergipe (IFS) ontem, 14, para realizar trabalhos educativo e de reconhecimento no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição. Criado em 2015, esta é a primeira vez que membros do Conep apreciam a estrutura e os trabalhos desenvolvidos pelo órgão que avalia as pesquisas com seres humanos no IFS.

O CEP implantado no 糵é um dos quatro de Sergipe e recebeu em 2018 a sua primeira renovação. Somente no ano passado, o órgão analisou 74 projetos de pesquisa, de instituições públicas ou privadas do estado, que envolveram seres humanos. Com 16 membros, o grupo, em média, utiliza 25 dias para análise de um projeto submetido – cinco a menos que o prazo máximo estipulado pela Conep.  

dentro 2Ludmila Marengo foi uma das consultoras da Conep que veio ao 糵realizar o trabalho de reconhecimento no CEP. Ela mostrou-se entusiasmada com o envolvimento dos membros e com o apoio institucional ao órgão local. “Não é fácil fazer análise ética e por isso devemos valorizar o trabalho dos envolvidos. A existência de um CEP na instituição tem como objetivo realizar o controle social das pesquisas, protegendo o participante de riscos”, explica Ludmila, que veio a Aracaju acompanhada da também consultora Giannina do Espírito Santo.  

No Brasil, atualmente, existem cerca de 830 comitês de ética em pesquisa e o número cresce exponencialmente. No IFS, a valorização do trabalho de análise ética pode ser observada nas publicações científicas institucionais, como a revista Expressão Científica, e nos editais publicados pela Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), os quais trazem a orientação aos pesquisadores da necessidade de submissão ao CEP das pesquisas que se enquadrem no raio de ação do órgão, ou seja, que envolvam seres humanos.

Chirlaine Cristine Gonçalves, pró-reitora de pesquisa e extensão, já foi membro da Conep. Ela aponta que, desde o seu ingresso na instituição, em 2012, já tinha a intenção de montar o Comitê pelo reconhecimento da importância do 糵possuir a sua própria instância avaliadora. “Fazemos nossas próprias pesquisas e, antes, precisávamos submeter nossos trabalhos aos outros comitês que existiam em Sergipe. Hoje temos o nosso CEP criado e fortalecido”, explica.

dentro 3A reitora Ruth Sales Gama de Andrade também foi membro do CEP. Ela explica que acompanha o trabalho desenvolvido pelo órgão nos 9 campi do 糵e o empenho com o qual os componentes do grupo propagam a importância das atribuições do Comitê aos pesquisadores. “Só com as ações dos membros, o CEP já tinha bastante repercussão. Após a visita das consultoras eu tenho certeza que ainda mais pessoas conhecerão o trabalho desenvolvido aqui”. 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57