Saúde mental e autocuidado são temas de curso promovido no IFS
A ação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS)
Ao longo de três dias, 23 e 30 de janeiro e 6 de fevereiro, servidores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) estiveram envolvidos em importantes discussões a respeito da saúde física e psicológica no curso “Valorizando a Saúde Mental e o Autocuidado dos Servidores”.
A ação, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), integra o projeto Mente em Foco, cujo objetivo é acolher o servidor, promover ações sobre o autocuidado com a saúde física e psicológica e despertar o senso de pertencimento no trabalho.
O curso incluiu atividades como a oficina “Ateliê do Cuidado”, facilitada pela psicóloga Sônia Carvalho; o seminário “Saber escutar é uma arte”, com a participação do Centro de Valorização da Vida (CVV); e a palestra “ʰ𱹱çã e combate ao assédio no ambiente de trabalho”, ministrada pela advogada Danila Leite.
De acordo com Carlos Menezes de Souza Júnior, pró-reitor de Gestão de Pessoas, durante o biênio 2024/2025, a Progep elegeu como prioritária a oferta de cursos com foco na saúde dos servidores. “Em paralelo a formações desta natureza, temos trabalhado em outras frentes, a exemplo da criação de comissão com vistas à elaboração de um documento de prevenção e combate ao assédio na nossa instituição”, ressalta.
Segundo a coordenadora substituta do SIASS, Mayra Lemos, o curso teve o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância do cuidado com a saúde mental e despertar o sentimento de pertencimento no ambiente de trabalho. “Cada encontro foi permeado de conhecimento, acolhimento, trocas de afeto e de experiências, um verdadeiro despertar para uma vida mais saudável”, relata.
A prevenção ao assédio no ambiente de trabalho é, de acordo com Ana Paula dos Santos Silva, chefe do Departamento de Normas e Apoio à Gestão e Saúde (DNAGS), um compromisso de todos, e o conhecimento é a chave para evitar e combater essas práticas. “A Progep tem trabalhado ativamente para construir um ambiente organizacional saudável dentro do IFS, promovendo ações que assegurem o bem-estar e a segurança de todos os servidores. Iniciativas como essa são fundamentais para consolidarmos um serviço público cada vez mais justo e acolhedor”, assinala a servidora.
Redes Sociais