糵inaugura Sala Verde para integrar projetos de educação ambiental
Objetivo é oferecer recursos para projetos e atividades sustentáveis no 糵e para a sociedade
Na última sexta-feira, dia 31 de janeiro, o Instituto Federal de Sergipe, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão, inaugurou a Sala Verde, em solenidade realizada na Reitoria. Trata-se de um espaço formativo socioambiental, integrante do Projeto Salas Verdes, do Ministério do Meio Ambiente, que tem como objetivo a disponibilização e democratização da informação ambiental e a busca por maximizar as possibilidades dos materiais distribuídos.
De acordo com a reitora do IFS, Ruth Sales, trata-se do resultado de um trabalho consistente desenvolvido na instituição, que já trabalha com os 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em sintonia as necessidades globais. “Mas precisávamos de um espaço onde concentrássemos pesquisadores para construir mais projetos e promover uma integração entre eles. Dessa forma, vamos fortalecer nossas ações, juntamente com o Ibama e Secretaria de Estado do Meio Ambiente”, pontua.
As articulações das políticas institucionais com vista ao desenvolvimento sustentável também foram ressaltadas pelo pró-reitor de Pesquisa e Extensão, Osman dos Santos. “É um marco relevante de união e concretização de uma das grandes metas do IFS. É um espaço de referência em sustentabilidade. Parabenizo a coordenação da Sala Verde pelo empenho e dedicação em trazer Sala Verde para o IFS”.
Funcionamento
O projeto Salas Verdes é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), coordenado atualmente pelo Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva, que tem como principal finalidade incentivar a implantação de espaços educadores para atuarem como potenciais centros de informação e formação ambiental, em consonância com as diretrizes prioritárias do Ministério do Meio Ambiente -MMA e os princípios da Política Nacional da Educação Ambiental – PNEA.
Historicamente, o projeto foi concebido com foco no caráter de “biblioteca verde” que estes espaços poderiam assumir, com estímulo à constituição de acervos de conteúdos socioambientais diversos. Com a evolução do projeto, esses espaços denominados Salas Verdes, além de disponibilizar informações socioambientais, passaram a desenvolver diversas atividades de Educação Ambiental, tais como: cursos, palestras, oficinas, eventos, encontros, reuniões e campanhas educacionais. Desde 2022 o projeto realiza chamadas públicas para que instituições possam aderir e implementar suas salas verdes.
Márcia Santos, coordenadora do projeto da Sala Verde no 糵e do projeto Ecotec, no Campus âԳ, explica que a Sala Verde do 糵é a culminância do do segundo Encontro da Educação Ambiental, conectando pessoas e ecossistemas do Campus âԳ. “A ideia é não somente integrar as ações e projetos do IFS, como também nos somar ao que é desenvolvido na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semac) e na UFS, além de ser um espaço aberto à comunidade em geral. Por ser aberta a todos, é um espaço colaborativp então, a sala está dividida em diferentes blocos todos os blocos interativos, pensada de forma acessível para todas as idades desde crianças até adultos”, destaca.
Por sua vez, Isabelle Blengini, gerente de educação ambiental e relações sociais da Semac ressaltou que a Secretaria de Meio Ambiente do Estado tem a proposta de fortalecer e implementar novas salas verdes em todo o Estado. Assim, a secretaria adere ao edital do Ministério do Meio Ambiente e faz esse fortalecimento do enraizamento da educação ambiental no Estado. “Então, essa inauguração de hoje é fruto de muito trabalho que começou lá atrás, na divulgação do edital, no fortalecimento da conexão da relação 糵e SEMAC, para que a gente pudesse juntos chegar nessa inauguração hoje. Então, esse espaço que está sendo inaugurado é um espaço extremamente importante, educativo, que tem a ideia de ser um polo de educação ambiental aqui no IFS, assim como em todo o Estado”.
Também prestigiaram a cerimônia de Inauguração da Sala Verde do 糵o Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sergipe, Cassio Murilo Costa Dos Santos; a vice-coordenadora da Sala Verde na Universidade Federal de Sergipe, Aline Lima De Oliveira Nepomuceno; além de representantes de ʰó-ٴǰ e de diretores, servidores e alunos dos Campi do IFS.
Redes Sociais