Reitora do 糵é homenageada com Medalha “Women in Tech 2024”
No total, 15 mulheres foram escolhidas por contribuírem com a promoção da igualdade de gênero no cenário brasileiro
Uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a multinacional Huawei proporcionará a oferta de cursos de inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), dados em nuvem e empreendedorismo digital a mulheres em situação de vulnerabilidade social. A cerimônia de assinatura do memorando de entendimentos ocorreu na tarde desta quarta, 11, no Paço dos Leões, em João Pessoa (PB), durante o evento “5000 Mulheres para a Tecnologia Brasileira: Mulheres 1000 Tech”.
Um dos pontos altos da solenidade foi a sessão de homenagem a mulheres que se destacam por suas contribuições para a promoção da igualdade de gênero e a redução das disparidades no mercado de trabalho. Dentre as 15 escolhidas pela relevante atuação no cenário brasileiro, em prol de uma sociedade menos desigual, estava o nome da professora e reitora do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ruth Sales.
A gestora ressaltou a importância da representatividade do dia e do recebimento da Medalha “Women in Tech 2024”, como forma de reconhecimento ao trabalho desempenhado no Programa Mulheres Mil.
“É um dia especial, em que pude receber esta homenagem por um trabalho que se preocupa com as mulheres em situação de vulnerabilidade social, que é o Mulheres Mil. Importante também para nós vermos uma empresa como a Huawei e o MEC unidos em prol da representatividade e do empoderamento feminino. Que cada vez mais mulheres possam ocupar postos de destaque e, assim, trazer esperança para outras mulheres. Só nos resta agradecer. É um dia de vitória!”, comemorou a reitora.
Cursos e a Rede Federal
A ideia é que os cursos inicialmente sejam ofertados pelos Institutos Federais da Paraíba, do Maranhão, do Ceará, do Piauí e de Sergipe, sendo destinadas 5 mil vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A Huawei, multinacional de infraestrutura em tecnologia da informação, investirá R$ 5 milhões no projeto, ofertando capacitação técnica e bolsas de estudos às alunas matriculadas. O intuito da iniciativa é dar assistência a estudantes e incentivar sua permanência em sala de aula, como também na conclusão dos seus estudos.
Marcelo Bregagnoli, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, destacou o papel das parcerias entre o governo e o setor privado na identificação das demandas do mercado de trabalho. “As parcerias com o setor produtivo na educação profissional e tecnológica são essenciais para identificar a real necessidade do mundo do trabalho. O estudante que faz curso de qualificação ou técnico tem uma formação melhor, oportunizando mais chance de empregabilidade e uma renda maior”, afirmou.
*Com informações da Assessoria do MEC
*Fotos: Divulgação Huawei
Redes Sociais