糵e Conservatório de Música assinam protocolo de intenções para ampliar acesso à cultura
A parceria prevê o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa e extensão na área da música
Representantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e do Conservatório de Música de Sergipe (CMSE) estiveram reunidos, na última sexta, 06, na sede da Reitoria, para assinar um importante protocolo de intenções voltado para o fortalecimento da cultura e da educação musical no estado.
A parceria entre as instituições tem como objetivo central ampliar o acesso à cultura para a sociedade e favorecer o desenvolvimento de projetos e programas relacionados às oficinas de música ofertadas a toda comunidade pela Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex).
O IFS, reconhecido por sua atuação integrada de ensino, pesquisa e extensão, busca, através desta iniciativa, consolidar seu compromisso com a formação integral dos cidadãos, utilizando a música como ferramenta de inclusão e transformação social.
"Acreditamos no poder transformador da arte e da música. Essa parceria permitirá a realização de projetos inovadores, ampliando as oportunidades de formação e o acesso à cultura para a comunidade sergipana, em especial, fortalecendo as ações relacionadas aos projetos musicais, em ambas as instituições”, destacou a reitora do IFS, Ruth Sales.
A partir da assinatura do protocolo, é previsto o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa e extensão, intercâmbio de docentes, técnicos e estudantes, além da realização de cursos, oficinas, concertos e apresentações artísticas. Essa união de esforços possibilitará a formação de novos músicos e a oferta de atividades culturais de alta qualidade para um público amplo e diversificado.
De acordo com José Osman dos Santos, pró-reitor de Pesquisa e Extensão, esta parceria é de suma importância para o fomento de projetos de pesquisa e de extensão na área da música: “a colaboração com o Conservatório permitirá a troca de experiências e a produção de conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento da área musical em nosso estado", ressaltou.
Entusiasta das artes, o maestro e servidor do IFS, James Bertisch, destacou o papel da música na formação integral do indivíduo. "A música é uma linguagem universal que promove a criatividade, a sensibilidade e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida. Essa parceria abre portas para que mais pessoas tenham acesso a essa importante ferramenta de transformação".
Democratização do acesso à cultura
A assinatura do protocolo de intenções representa um passo fundamental para a democratização do acesso à cultura e o fortalecimento da educação musical em Sergipe. As duas instituições, unidas por um propósito comum, trabalharão em conjunto para promover a formação de novos talentos e levar a música à comunidade do 糵e do estado.
“Para o CMSE, essa parceria amplia o alcance de nossos projetos, enquanto para o 糵é uma oportunidade de integrar ainda mais a música à sua missão educativa. A continuidade da Orquestra Aprendiz, agora como um grupo misto com alunos das duas instituições sob a regência do maestro James Bertisch, simboliza essa união, promovendo uma troca de experiências enriquecedoras e ampliando o impacto formativo”, explica Heitor Mendonça, diretor do Conservatório.
Além disso, Heitor destaca que essa união abrirá caminhos para a realização de eventos conjuntos, potencializando o aprendizado, a inclusão e a valorização da música como instrumento de transformação social.
Redes Sociais