‘Vozes da internacionalização’ é premiado em evento internacional de ensino superior e politécnico
Duas histórias sobre mobilidade a partir do 糵estão entre os relatos apresentados na obra
A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica se destaca pela terceira edição seguida no congresso do World Federation of Colleges and Polytechnics (WFCP). Nesta edição, recebeu Prêmio de Excelência da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos pela apresentação do e-book ‘Vozes da internacionalização: narrativas de estudantes e servidores (as) da Educação Profissional, Científica e Tecnológica’, que relata, entre outras, duas histórias de mobilidade acadêmica do Instituto Federal de Sergipe (IFS).
O projeto narra 82 histórias de egressos, discentes e servidores que viveram a internacionalização por meio da Rede Federal ao longo dos últimos 15 anos. A publicação foi proposta pelos integrantes do Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conselho (Forinter), em parceria com as Diretorias de Relações Internacionais e de dzܲԾçã do Conif, e publicada pela editora do Instituto Federal Catarinense (IFC).
Entre os casos apresentados no e-book, estão os de Erica Oliveira, aluna do Campus Aracaju, e de Junior Leal, professor do IFS. A mobililidade acadêmica é uma experiência abre oportunidades para alunos e servidores, além de possibilitar o intercâmbio de conhecimentos entre o 糵e as instituições parceiras de outros países.
De acordo com Frederico Chaves Sampaio Júnior, assessor internacional do IFS, estar mais uma vez em destaque no WFPC demonstra a força do Brasil, da Rede Federal de Educação Profissional, no mundo, tendo em vista que concorreu com instituições politécnicas, que são equivalentes ao ensino da Rede. “E o 糵teve participação nas três premiações. O primeiro, em 2022, se destacou com uma palestra sobre o nosso ensino de Português como Língua Adicional (PLA); em 2023, tivemos uma discente apresentando sua experiência com o projeto internacional La Passion; e agora em 2024 tivemos os relatos de doscente e discente no livro premiado”, ressalta.
Internacionalização no IFS
Apesar do corte de recursos dos últimos anos, que dificultou o processo de internacionalização, o 糵conseguiu, com esforço e colocando a mobilidade como prioridade em sua gestão, enviar 15 servidores para a mobilidade internacional e desses 15 servidores, 12 eram docentes e 3 técnicos administrativos educacionais. “Isso demonstra a competência dos nossos servidores, que tiveram representação no relato do professor Júnior França, professor do curso de Licenciatura em Matemática, como destaque no livro Vozes da Internacionalização”, destaca o assessor Internacional do IFS. Ele destaca também que discentes também têm participado de programas de mobilidade, como no caso da aluna também retratado no livro.
Premiações na World Federation of Colleges and Polytechnics nos últimos 3 anos:
2022: Português como Língua Adicional em Rede (PLA em Rede) - Conif/Forinter.
2023: Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network em Rede (LaPassion em Rede) - Conif/Forinter.
2024: Vozes da Internacionalização (narrativas de estudantes e servidores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica) - Conif/Forinter.
Redes Sociais