Alunos do Campus Lagarto visitam Centro de Memória Digital em Simão Dias
Visita integra atividades das disciplinas História da Arquitetura e Urbanismo I e II, ministradas pela professora Mariana Barreto
Os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto tiveram a oportunidade de conhecer, no último sábado, 24, o Centro de Memória Digital Profª. Enedina Chagas, localizado no município sergipano de Simão Dias. A visita técnica integra as atividades das disciplinas História da Arquitetura e Urbanismo I e II, ministradas pela professora Mariana Barreto.
A iniciativa teve o objetivo de mostrar aos alunos a riqueza arquitetônica, histórica e cultural do prédio, que foi recentemente restaurado. Na ocasião, foi possível estabelecer um diálogo enriquecedor entre os discentes do curso acerca de questões emergentes na área, como a salvaguarda do patrimônio histórico e as casas de memórias.
Durante a visita técnica, os estudantes também fizeram um passeio pelos prédios históricos da cidade, conhecendo a Igreja da Matriz e a casa do Barão de Santa Rosa. Na ocasião, os discentes do curso foram presentados com uma obra sobre a história de Simão Dias, escrita por historiadores e memorialistas.
êԳ
Aluna do 3º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do 糵- Campus Lagarto, Cássia Bomfim Moura mostrou-se muito grata pela oportunidade de visitar o Centro de Memória Digital Profª. Enedina Chagas. “A visita evidenciou a integração da tecnologia com o passado. Caminhamos pela cidade contemplando a arquitetura de suas fachadas, assim como vivenciamos um pouco da rotina urbanística local. Foi uma experiência incrível”, relata.
Compartilha da opinião de Cássia o discente Tarcísio de Melo Azevedo, também do 3º período do curso. “Essa experiência é fundamental para a nossa vida acadêmica, além de nos mostrar a importância da preservação dos patrimônios históricos locais”, explica.
A professora Mariana Barreto declarou que a visita proporcionou aos educandos vivenciar aspectos da História da Arquitetura no Brasil e dos bens históricos tombados pelo Instituto do Patrimônio Históricos Artístico e Nacional (IPHAN). “A visita teve como objetivo identificar a riqueza histórica, cultural e patrimonial no Centro de Memória Digital Profª. Enedina Chagas. Além de vivenciarmos experiências exitosas em relação à preservação da cultura, a visita agregou conhecimento aos debates teóricos”, destaca a docente.
Redes Sociais